03/03/2022 - 18:13

COMPARTILHE

Seccional lamenta falecimento de Arion Sayão Romita

Jurista era presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Felipe Benjamin

A OABRJ lamenta o falecimento do jurista Arion Sayão Romita, presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), nesta quinta-feira, dia 3, aos 87 anos. Nascido em junho de 1934, procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e doutor em Direito, Romita foi professor titular de Direito do Trabalho nas Faculdades de Direito da Uerj e da UFRJ, além de dar aula nos cursos de pós-graduação da Universidade Gama Filho e no Centro Universitário da Cidade.

Autor de 26 livros sobre Direito do Trabalho, e cerca de 200 artigos em periódicos especializados no tema, Romita ocupava, desde 1985, a cadeira nº 71 da ABDT. Entre suas principais obras estão "Flexigurança: a reforma do mercado de trabalho"; "O princípio da proteção em xeque", e "O fascismo no Direito do Trabalho brasileiro".

“No início de minha carreira, advogando para um sindicato, tinha como ex-adverso o Dr. Romita", afirmou o diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinícius Cordeiro.

"Cada audiência que fazíamos era uma aula para mim. Todas as melhores virtudes de um grande advogado e de um jurista incomparável estavam sempre presentes. Que permaneçam em cada um que teve a honra de com ele conviver", destaca o diretor

Abrir WhatsApp