13/09/2023 - 19:10 | última atualização em 13/09/2023 - 19:16

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Seccional dá início ao “Conectando a advocacia moderna”, projeto que visa capacitar a classe no uso da tecnologia

Yan Ney



A Diretoria de Valorização da Advocacia, promoveu nesta terça-feira, dia 12, o primeiro evento da coordenadoria voltada para a advocacia moderna. Batizado de “Conectando a advocacia moderna: posicionamento e autoridade digital”, o encontro reuniu autoridades da Seccional, profissionais do ramo digital e mentores de carreira.

O projeto “Conectando a advocacia moderna” visa trazer à tona informações que proporcionem novos conhecimentos para a jovem advocacia, a partir de uma abordagem atualizada sobre marketing digital e uso de tecnologias voltado para o posicionamento dos profissionais nas mídias. A iniciativa pretende ser itinerante e passar por diversas regiões do estado. Ainda neste mês, em 26 de setembro, a subseção de Nilópolis vai receber o projeto, seguida pelas de São Gonçalo e Itaboraí, em 10 e 31 de outubro respectivamente. Rio Bonito será o destino em 8 de novembro.

“Precisamos oxigenar a classe e aprender a lidar com a nova advocacia. A forma de advogar está sofrendo uma grande e rápida mudança e o digital já faz parte da profissão. Quem não lida com essas ferramentas ficará, no médio prazo, fora do mercado”, expressou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

Mediador da mesa de abertura e diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi ressaltou que o mercado digital merece bastante atenção da classe.

“Estava conversando com uma pessoa que é especialista neste mercado digital e fiquei boquiaberto com a potência que é o marketing digital e o posicionamento que a advocacia precisa ter nesse espaço. Sabemos das nossas limitações, impostas pelo estatuto, mas é importante entender esse tema para lançar mão dessas poderosas ferramentas da internet”, afirmou.

Para a palestrante, advogada, gestora comercial e especialista em marketing jurídico, Raisa Brasil, profissionais da advocacia são responsáveis pela própria carreira e pelo impulsionamento profissional. Ela ressalta que participar de eventos e entrevistas, compartilhar conhecimentos e produzir conteúdos são ótimas ferramentas para chamar a atenção de potenciais clientes. Entretanto, alerta que o colega não pode informar honorários em publicações na internet, oferecer serviços por e-mail, ofertar serviços diretamente através de botões como ‘clique aqui’ e ‘ligue já’ ou promover anúncio de escritórios de advocacia em televisão, rádio e outdoor.

“Mas eu não posso fazer nada? Com elegância você pode tudo e com o provimento de baixo do braço. O provimento é muito claro, simples e objetivo. Não tem muita firula, joga a regra do jogo que é melhor para você”, aconselhou.

Renata Monteiro, advogada e copywriter jurídica, complementa a fala da colega dizendo que a qualidade dos textos é uma das peças-chave para o bom desempenho profissional. Segundo ela, desenvolver títulos mais sugestivos para postagens em redes sociais pode trazer engajamento e novos clientes, uma vez que  entenderão logo qual é o serviço que o colega está oferecendo. 

“Tudo o que envolve poder de persuasão envolve copy, e nada melhor do que vocês que estão aqui hoje para falar sobre convencimento. Vocês convencem o tempo inteiro, seja por meio de uma petição inicial, contestação, recurso, audiência ou reunião com cliente. Então, desenvolver essa habilidade é importante. Se a gente não convence, como vamos firmar bons contratos?”, questionou.

De maneira humorada, a presidente da Comissão OAB Jovem da OAB/Barra da Tijuca e mentora de jovens advogados, Wanessa Rodrigues, contou que tenta observar potenciais clientes em várias relações interpessoais. Segundo a palestrante, advogados e advogadas precisam conhecer seu público para sanar as dúvidas dele: “Quero que vocês tenham clareza que se tiverem uma métrica, afunilem e revistem todos aqueles potenciais clientes, para que possam fidelizá-los e valorizar sua advocacia. Se você olhar para seu número de carteira, vai ver uma ordem cronológica, só que seu condicionamento como advogada não está aí,  está na visão que você tem de você”.

Complementaram as mesas do workshop o vice-diretor de Apoio às Subseções, Ricardo Menezes, a coordenadora da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ no âmbito da advocacia moderna, Livia Madeira; as integrantes da Coordenadoria da Advocacia Moderna da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ, Maria Isabel Brandão, Fernanda Almeida, Ully Tavares e Kelly Rodrigues; e a subcorregedor da OABRJ, Isabelle Faria.

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