09/12/2016 - 11:53 | última atualização em 12/12/2016 - 14:03

Seccional inaugura nova sede da OAB/Piraí

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Localizada em frente ao fórum da cidade, a nova Casa do Advogado de Piraí, no Sul Fluminense, foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 8. Segundo o presidente da subseção local, Gustavo Abreu, levar a sede para perto do fórum era um sonho antigo. "A Casa do Advogado não é só para os advogados da nossa cidade. Muitos colegas de subseções vizinhas que militam em Piraí usam as nossas instalações, por isso é importante que ela esteja perto do fórum”, afirmou.

Ele lembrou que em 8 de dezembro é celebrado o Dia da Justiça. “Infelizmente convivemos com uma Justiça que é precária na primeira instância e extremamente injusta. Precisamos de melhorias na primeira instância e a OAB vem combatendo essa situação de colapso em que a Justiça fluminense se encontra”, afirmou.

O ex-presidente da subseção Alzemiro dos Santos Dias falou em nome de todos os antigos dirigentes. “Temos uma das justiças mais caras do mundo e ela se mostra ineficiente. A população clama por uma Justiça mais ágil”, afirmou. Representando os presidentes das subseções presentes, o presidente da OAB/Três Rios, Sérgio de Souza, destacou que o trabalho à frente da Ordem é uma luta constante por melhorias para a advocacia. “Temos que comemorar. Os colegas de Piraí agora têm um local digno para o exercício da profissão. Em cada ponto do estado que o advogado vai, a OAB está presente e tem um espaço para que a nossa profissão possa ser exercida com dignidade”, disse.

Também destacando a importância de equipar as subseções com os instrumentos necessários para o exercício da advocacia, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi, classificou a nova sede como um avanço. “Hoje é um dia para lutarmos contra a crônica situação da Justiça. E a união da advocacia é fundamental para conseguirmos uma Justiça realmente justa. A OAB precisa ser forte e estar preparada”, defendeu.

O presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, representou a diretoria da OAB/RJ na inauguração. “As subseções são a força da advocacia. Os presidentes estão na ponta, ouvindo os problemas dos nossos colegas todos os dias, por isso precisam ser valorizados e reconhecidos”, afirmou. Ele também lembrou do papel da Ordem de prover condições de trabalho para a advocacia. “O advogado tem que ter computador para peticionar, tem que ter uma sede confortável, precisa dos escritórios compartilhados”, disse. A nova sede tem um auditório e uma central de peticionamento eletrônico com dois computadores novos.

Também participaram da inauguração os coordenadores do DAS na Capital, Ricardo Menezes, e no Sul-Fluminense, Denise de Paula e os presidentes das subseções de Nova Iguaçu, José Rosemberg; São Gonçalo, Eliano Enzo; Bangu, Ronaldo Barros; Campo Grande, Mauro Pereira; Paraiba do Sul, Eduardo Langoni; Mendes, Paulo Afonso Loyola; Itaguaí, Arthur Oggioni; Valença, Fabio dos Anjos; Santa Cruz, Paulo dos Santos; Seropédica, Jucimar de Almeida; e de Miguel Pereira, David de Mello Bentes.