11/08/2022 - 19:05 | última atualização em 15/08/2022 - 18:30

Seccional inaugura Biblioteca Ministro Waldemar Zveiter

Biah Santiago

O Dia da Advocacia seguiu com homenagens a grandes nomes da classe na sede da Seccional. Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 11, no 8º andar da Ordem, a Biblioteca Ministro Waldemar Zveiter, em condecoração à trajetória jurídica e aos serviços prestados pelo ex-magistrado do Superior Tribunal de Justiça,  sua dedicação à advocacia e à sociedade fluminense.

Waldemar Zveiter, que ingressou na magistratura por meio do Quinto Constitucional, foi presidente da OABRJ e o primeiro ministro do STJ pelo Rio de Janeiro. Sua herança à cidadania é representada, hoje, por seus filhos, o membro honorário vitalício da OABRJ, Sergio Zveiter, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, assim como os netos, os advogados Flavio e Felipe Zveiter.

Luciano Bandeira destacou a importância de reverenciar nomes como Waldemar e compartilhar sua trajetória com a futura geração de advogados e advogadas da Ordem.

“Estou muito feliz de estar nesta gestão da Ordem e ter a possibilidade de inaugurar esse espaço através da generosidade do Sergio e do Luiz Zveiter, que doaram todo o acervo do pai para a advocacia”, frisou o presidente da Seccional. “A cidadania poderá usufruir de tudo que ele construiu ao longo deste tempo. A partir de hoje, reunimos aqui na Seccional tudo o que o ministro Waldemar representa para a classe”.

Os familiares, que receberam a honraria em nome do ministro, que hoje está com 90 anos, ficaram bastante emocionados com a reverência em prol do legado do magistrado e compartilharam as histórias da carreira do homenageado.

“A única coisa que meu pai delegou para mim e para o Sergio foi o exemplo que ele deixou”, disse, emocionado, Luiz Zveiter. “Tenho certeza de que essa área será muito útil a todos que queiram aumentar o seu conhecimento. Em nome da família, agradeço todo o carinho que esta casa tem com meu pai”.

Sergio deu continuidade à fala de Luiz e explicou os passos da construção da biblioteca de seu pai.

“A coisa que meu pai mais ama, em termos materiais, são os livros. Estamos doando para a OABRJ o que ele tem de mais importante. Compartilhar com os semelhantes o acervo do meu pai é para que todos possam aprender um pouco mais”, contou Sergio. “Estamos muito agradecidos ao presidente Luciano Bandeira e à vice-presidente Ana Tereza Basilio, por essa honra de podermos contribuir, não só para as pessoas presentes, mas para as gerações futuras. Que todos usem esta biblioteca. Durante anos ele se dedicou à compartilhar conhecimento. Não sabíamos que ela poderia ser proveitosa, não só para a família, mas para todos os advogados, advogadas, estagiários e estagiárias que frequentarem este espaço da Ordem”.

O encontro contou com a presença de diversos dirigentes de Ordem e dos companheiros de Maçonaria de Waldemar Zveiter.