03/08/2022 - 15:45 | última atualização em 03/08/2022 - 15:54

Seccional empossa Comissão da Justiça Federal

Grupo atuará na com o judiciário e na construção de projetos para subseções do estado

Biah Santiago

Na noite de terça-feira, dia 2, a Comissão Especial da Justiça Federal da OABRJ tomou posse com a promessa de uma atuação cooperativa junto ao Judiciário. O grupo apresentou os objetivos para essa interlocução e para a busca de melhores condições para a advocacia e os jurisdicionados, além de projetos voltados aos advogados e advogadas no interior do estado. O encontro foi transmitido ao vivo no canal da OABRJ no YouTube, assista quando quiser.

Compuseram a mesa o presidente e a vice-presidente da comissão, André Viz e Alessandra Lamha; a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o presidente da Subseção de Nova Iguaçu, Hilário Franklin; o corregedor-geral da Seccional, Paulo Vitor Lima; a conselheira da Ordem, Alice Moreira Franco; e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Osair Victor.

André Viz explicou a relevância de estreitar laços com a Justiça Federal e criar sistemas que auxiliem o advogado da Capital e do interior. O presidente ainda elogiou a atuação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que, para ele, “é uma referência entre os tribunais, um lugar onde há uma preocupação com as prerrogativas”.

“O objetivo desta comissão é fortalecer essa interlocução para oferecer o melhor serviço à advocacia, que tanto merece”, explicou Viz. “Buscaremos, junto ao judiciário, soluções para a classe. Além de termos um olhar voltado ao interior, já que as demandas advém de todas as subseções, e sabemos dos desafios que enfrentaremos nesta gestão. Aredito que com o diálogo e a unificação com a Justiça Federal teremos menos danos. Fazer a advocacia colher frutos dos trabalhos realizados por essa comissão é nossa prioridade”.

Vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio corroborou as palavras de André Viz sobre a importância de projetos voltados à advocacia do interior e demais regiões. Ela abordou, também, o convênio que está sendo elaborado com a Justiça Federal para disponibilizar as sedes das subseções para a realização de perícias da Vara Federal, começando por Maricá e Campo Grande.

“O papel desta comissão é fundamental na relação entre esta casa e a Justiça Federal do Rio de Janeiro. Relação esta de respeito mútuo e cooperação, que deveria ser seguido por todo país”, ponderou Basilio. “Nós levamos informações e pleitos para o estado inteiro à Justiça Federal, através, principalmente, da diretoria do juiz Osair Victor, aqui presente. Fazendo isso de braços dados construímos uma jurisdição melhor para a advocacia e sobretudo para a população, que é a destinatária dos serviços prestados pelos advogados e pela Justiça Federal”.

Outra pauta tratada pelo grupo será a divulgação do sistema de peticionamento eletrônico ‘e-Proc’ - que permite consultar o encaminhamento de petições à Justiça Federal - e criar ferramentas para auxiliar advogados e advogadas do interior nas atividades virtuais, em sistemas como o Processo Judicial eletrônico (PJe).

Representando a SJRJ, o juiz federal Osair Victor comentou o processo de atendimento da Justiça Federal e a dedicação em levar recursos de qualidade para atender as demandas da advocacia. Ele destacou, também, a construção de um canal de atendimento via WhatsApp, para atender o advogado em momentos de instabilidade no sistema PJe e e-Proc, por exemplo.

“A criação deste grupo é um ganho para a advocacia, o jurisdicionado e a Justiça Federal. Essa interlocução de confiança que se estabelece trará uma dedicação ainda maior, com participações e contribuições relevantes a nós”, comentou o juiz federal. “A Justiça detém as instalações para atender, mas precisamos das demandas do advogado para exercermos nossa função, pois a advocacia é a legítima representante do jurisdicionado”.