03/09/2015 - 12:50 | última atualização em 08/09/2015 - 13:42

COMPARTILHE

Saúde prisional será discutida na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

No próximo dia 25, a partir das 13h, a OAB/RJ sediará o XIV Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário. Criado em 2011 através de um movimento social dos profissionais de saúde da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap), os fóruns têm como objetivo concretizar demandas, como o diálogo entre as instâncias do executivo relacionadas ao tema, como Ministério da Saúde, Seap e secretárias municipais de saúde. Todos foram convocados a participar do encontro na Seccional. 
 
De acordo com a psicóloga aposentada da Seap e professora da pós graduação em Psicologia Jurídica da Uerj Maria Márcia Badaró, o primeiro fórum surgiu em meio a denúncias de verba para as ações de saúde da população prisional retidas no Fundo Estadual de Saúde. "Diante deste cenário, os profissionais da área deliberaram pela criação de um fórum com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a gravidade de problemas como este e garantir o acesso a inclusão da população penitenciária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsto na Constituição Federal e na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp)". explicou. 
 
Desde que o grupo foi criado, já foram realizados 13 fóruns e dois seminários. O XIV encontro terá como tema Os desafios e estratégias para a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro
 
Abrir WhatsApp