31/03/2014 - 10:41

Roteiro que lembra luta por democracia será lançado hoje na Caarj

jornal O Globo

Fatos históricos, lugares e pessoas importantes na luta pela democracia são lembrados no Circuito da Liberdade, roteiro que será inaugurado hoje, data que marca os 50 anos do golpe militar, pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Às 16h, a iniciativa será apresentada ao público na antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil. Na fachada do edifício, uma placa vai homenagear Lyda Monteiro da Silva, funcionária da OAB que morreu no dia 27 de agosto de 1980 ao abrir uma carta-bomba.

Mais seis placas do circuito inicial vão fazer referência a importantes fatos históricos. Elas vão lembrar os sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos, engajados em lutas importantes; os comícios da Central do Brasil e das Diretas Já; a Igreja de Nossa Senhora da Salete, esconderijo de perseguidos políticos; e o escritório de Sobral Pinto, advogado de ativistas. Cada chapa de aço esmaltado terá informações em 140 caracteres como um tweet.

"É uma memória de dor, de sacrifício, que faz parte da identidade carioca. No futuro, vamos ampliar este circuito com locais que remetam a outras lutas pela liberdade", explica Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.