19/12/2023 - 16:35 | última atualização em 20/12/2023 - 16:00

Rita Cortez tem fotografia inaugurada na parede de homenageados com Medalha Raymundo Faoro

Ex-presidente do IAB é primeira mulher a integrar galeria na sede da Seccional

Felipe Benjamin

A ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e presidente da Academia Carioca de Direito, Rita Cortez, teve seu retrato eternizado na galeria de homenageados com a Medalha Raymundo Faoro. A cerimônia aconteceu na sede da Seccional e contou com a presença do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, que destacou a trajetória de Rita na advocacia.

"Hoje consolidamos aqui uma homenagem do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro para alguém muito importante que construiu uma trajetória muito relevante dentro da advocacia sindical e trabalhista, e na Ordem", afirmou Luciano.

"Muitas vezes dizem que a Rita é uma pessoa dura, mas ela na verdade é firme, e com posições sólidas, e essa é apenas uma das muitas qualidades que admiro nela. Essa foi uma homenagem aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno e hoje é finalmente dia de 'pregar a Rita na parede'".

Entre os presentes estiveram o secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão, e a secretária-adjunta, Mônica Alexandre. Participaram da cerimônia ainda o coordenador do Conselho Consultivo da Seccional, João Baptista Lousada Câmara; o ex-deputado federal Miro Teixeira; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, e o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, ex-ministro da Justiça e ex-senador constituinte Bernardo Cabral.

"Recebi a medalha na Conferência Nacional da Ordem e me peguei pensando se merecia tamanha honraria", afirmou Rita.

"Vejo essas fotografias dos homenageados e elas revelam as pessoas por trás delas, e histórias fantásticas de colaboração com a advocacia e dedicação à sociedade brasileira, algo fundamental para nós advogados e advogadas. Espero que a minha história sirva como exemplo do que queremos das nossas instituições, da advocacia, da sociedade e do país. Só posso desejar que essa foto crie essa inspiração para todos e para mim também, que continuo na luta".

A medalha foi batizada em homenagem ao advogado gaúcho membro da Academia Brasileira de Letras, presidente da OAB entre 1977 e 1979, e autor de "Os donos do poder".  Ao lado de Rita, estão na galeria de homenageados Lousada Câmara; o advogado Sérgio Bermudes; o integrante do Conselho da OABRJ, Marcos Bruno, e o advogado Hermann Assis Baeta.