17/12/2013 - 11:04 | última atualização em 17/12/2013 - 11:12

COMPARTILHE

Rio é o segundo estado em acesso à Justiça, diz atlas do MJ

jornal O Dia

Os moradores do Estado do Rio de Janeiro estão em segundo lugar no ranking brasileiro de acesso à Justiça, segundo estudo divulgado ontem pelo Ministério da Justiça. No topo, aparece o Distrito Federal e em último o Maranhão.
 
Atlas do acesso à Justiça
O Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj) foi feito pelo Ministério, com universidades e instituições públicas, com base no número de profissionais e de unidades da Justiça - Defensoria Pública, Ministério Público e instâncias do Judiciário. O resultado está disponível no Atlas do Acesso à Justiça, lançado ontem.
 
O portal apresenta também informações sobre outros serviços, como cartórios, delegacias e Procons. O cálculo do Índice de Acesso à Justiça é feito com base também na população.O levantamento confirma a desigualdade entre as regiões mais ricas e as mais pobres do país. Líder do ranking, o Distrito Federal teve indice de 0,41, o Rio, 0,31 e São Paulo, 0,25. Na outra ponta, o Maranhão obteve 0,06 e o Pará, 0,07. A média nacional foi de 0,16.O secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, que divulgou o resultado, admitiu que ainda há muito desigualdade entre as regiões do país. E disse que o governo federal precisa investir para mudar esse quadro. "Não temos uma rede nacional de atendimento".
Abrir WhatsApp