A Revista Eletrônica da OABRJ está recebendo artigos para a edição especial “Os 130 anos da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ - “Memórias da FND/UFRJ e A importância histórica da FND/UFRJ”. 

O Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional é responsável pela publicação e nesta edição estabeleceu parceria com a Faculdade Nacional de Direito/UFRJ. 

O prazo para o envio dos trabalhos é até 1º de setembro de 2021. O email é: [email protected] O lançamento está previsto para a segunda quinzena de setembro deste ano. Docentes, funcionários, na ativa e aposentados, e alunos e ex-alunos da FND são convidados a participar.  

Os temas sugeridos são: o papel da FND em defesa da democracia; as bases pedagógicas do curso de graduação da FND; o ensino, a pesquisa e a extensão na FND; os efeitos dos anos de chumbo da FND; a FND no conjunto dos cursos da UFRJ; o papel do Caco no contexto da FND; os cursos de pós-graduação da FND; os docentes da FND e a liberdade de cátedra; as relações da FND e a OAB. 

O Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ é dirigido por Aderson Bussinger Carvalho. A coordenadora da Revista Eletrônica é Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca. O professor da FND Luiz Eduardo Figueira também participa do projeto. 

Veja as normas completas para a publicação:


1- Os trabalhos enviados para publicação não precisam ser inéditos. Se a publicação estiver pendente em outro local, solicita-se avisar à Coordenação de Publicação assim que receber a aceitação. 

2- As contribuições enviadas sob a forma de artigo ou relatório de pesquisa devem ser apresentadas em no mínimo oito e no máximo 25 laudas, incluindo figuras, notas de rodapé, referências e anexos. As figuras deverão ter extensão JPG ou TIF e 300 dpi. 

3- Qualquer destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com uso do itálico. Não deve ser usado o negrito ou o sublinhado. 

4- O texto deve ser digitado com fonte Times New Roman corpo 12 e espacejamento de 1,5. As citações de mais de três linhas devem ser destacadas do texto – margem de 4 cm do lado esquerdo com fonte corpo 10 e espaçamento simples. As notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas devem ser digitadas em fonte corpo 10 e espacejamento simples. 

5- As referências devem ser redigidas de acordo com a NBR 6023/2002 da ABNT. 

6- Deve ser enviado um resumo do texto em português e uma relação de três a cinco palavras-chave para efeito de indexação. 

7- O autor deve enviar informações relativas à sua trajetória profissional e vínculos institucionais (no máximo cinco linhas). 

8- O Conselho Editorial da Revista reserva-se o direito de propor modificações necessárias. 

9- Os artigos devem ser enviados à Comissão Editorial da Revista Eletrônica da OABRJ através do endereço eletrônico [email protected]