17/10/2017 - 12:28 | última atualização em 20/10/2017 - 12:42

Em reunião, subseções buscam melhorias em instalações do TRT

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A OAB/RJ avançou, nesta segunda-feira, dia 16, no sentido de melhorar as condições de trabalho dos colegas que militam na Justiça do Trabalho no interior do estado. Em encontro realizado com a presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Rosana Salim Villela, os presidentes das subseções de Barra Mansa, Noé Garcez; Petrópolis, Marcelo Schaefer; Teresópolis, Rodrigo Ferreira; e Três Rios, Sérgio de Souza, apresentaram projetos para melhorias nos espaços destinados aos advogados dentro das instalações do TRT.

As demandas apresentadas foram recebidas de bom grado pela desembargadora, que prometeu entrar em contato com os magistrados locais para estudar e autorizar as mudanças solicitadas. O diretor e o coordenador do Departamento de Apoio às Subseções da Seccional, respectivamente, Carlos André Pedrazzi e Ricardo Menezes, também compareceram à reunião e comemoraram o resultado. "Temos tido uma boa relação com o TRT, com o comparecimento de representantes do tribunal em nossas reuniões, e agora com essa busca conjunta de melhorias para a prestação jurisdicional", afirmou Pedrazzi.

A questão levantada por Garcez sobre Barra Mansa foi referente à sala destinada aos colegas. Segundo ele, uma mudança na divisão do espaço possibilitaria uma melhor distribuição do mobiliário e o aumento do número de computadores, de dois para cinco. "Conseguiríamos mais do que dobrar nossa capacidade de atendimento", disse.

Ao falar sobre a situação de Petrópolis, Schaefer também tratou de problemas quanto ao ambiente utilizado pelos advogados e levantou questões sobre uma possível mudança de local da sede do TRT no município, que, segundo ele, é bem localizado atualmente. "São temas caros à advocacia e que influenciam diretamente no cotidiano profissional", considerou.

A ampliação da sala dos advogados no TRT de Teresópolis foi abordada por Ferreira. Ele apresentou um projeto que prevê a mudança de local de um dos banheiros do prédio, o que possibilitaria o aumento do espaço para atendimento e utilização dos computadores. "Passaríamos a ter seis máquinas para peticionamento, em vez das duas existentes atualmente", informou. Segundo ele, apesar de serem instalações do tribunal, a Ordem se dispõe a colaborar com o que for possível para agilizar a realização das obras.

Para Souza, o maior problema para quem frequenta as instalações da Justiça Trabalhista em Três Rios é a falta de um banheiro público no prédio do TRT. Ele explicou que o único banheiro do local é pequeno e fica na sala da Ordem, o que faz com que o fluxo de pessoas seja maior do que a capacidade do local. "Todas as pessoas que frequentam o tribunal acabam passando pelo espaço que os advogados utilizam para trabalhar", reclamou. Ele também encaminhou à desembargadora Rosana Salim um projeto que prevê melhorias para o local.

Durante a reunião, Ricardo Menezes abordou algumas das razões para as queixas dos colegas. De acordo com ele, a crise econômica pela qual passa o Brasil e, mais especificamente, o estado do Rio provocou um aumento de demanda nas instalações oferecidas pela Ordem. "Muitos escritórios fecharam, o que fez com que os colegas buscassem a estrutura que a Seccional e as subseções oferecem, como escritórios compartilhados e centrais de peticionamento", constatou.