11/06/2018 - 15:18 | última atualização em 15/06/2018 - 10:16

COMPARTILHE

Em reunião, grupo debate implantação de ações em prol de negros

redação da Tribuna do Advogado

              Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
Representando a diretoria da OAB/RJ, o presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, recebeu advogadas integrantes do coletivo FemNegras na última sexta-feira, dia 8. O objetivo do encontro foi propor uma parceria entre o grupo e a Seccional para implementar ações institucionais que sirvam de base para políticas afirmativas em prol de pessoas negras na Seccional. As advogadas Carla Lima, Sebastiana Fraga, Margareth Ferreira, Fátima Moura e a coordenadora Clátia Vieira representaram o FemNegras. A coordenadora do GT de Prerrogativas da Comissão OAB Mulher, Fernanda Mata, também foi interlocutora da Ordem na reunião. 
 
As militantes apresentaram a Luciano cinco propostas de reparação, avalizadas por um abaixo-assinado, e se comprometeram a entregar um plano de ação numa próxima reunião. 
 
O FemNegras pleiteia a realização de censo étnico racial, de gênero e religiosidade entre os advogados da Seccional, feito através da inclusão de tais quesitos nos formulários de inscrição; a reavaliação da importância dos escritórios modelo nas favelas e subseções da periferia; a inserção de negras e negros no conselho da OAB/RJ e nos quadros de direção; a nomeação de negras e negros para comissões da casa distanciadas do binômio igualdade racial-cultura; a realização de cursos, palestras e seminários que sensibilizem os advogados para temas antirracistas, zelando para que nas mesas seja garantida a proporcionalidade de mulheres e homens e os recortes raciais e de gênero e a realização de eventos alusivos ao Dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha.
Abrir WhatsApp