14/08/2017 - 12:19 | última atualização em 21/08/2017 - 10:49

Reunião aberta debaterá práticas anticorrupção em empresas

redação da Tribuna do Advogado

Dando início a um projeto de realizar reuniões abertas à sociedade civil para debater temas relativos ao combate à corrupção, a Comissão Anticorrupção e de Compliance da OAB/RJ promoverá um encontro no próximo dia 22, às 9h, no Centro do Rio.

O tema escolhido para a primeira reunião é o due diligence, ou seja, a ação de um cliente, uma empresa,  sobre um fornecedor para checar se ele tem práticas que possam esconder corrupção. A medida será explicada com debates que abordarão os fornecimentos no contexto atual, após a Operação Lava-jato.

De acordo com o presidente da comissão, Yuri Sahione, a ideia de organizar os encontros veio da procura dos advogados que, segundo ele, demonostraram interesse em discutir temas de compliance e enticorrupção. "E o primeiro assunto tratado é muito atual, tratará especificamente dos cuidados que as empresas devem ter na hora de contratar fornecedores para que os riscos de corrupção desses fornecedores não as contaminem", explica ele.

Para Sahione, realizar o projeto das reuniões abertas cumpre o papel da comissão e da Ordem de discutir com a sociedade civil a difusão de bias práticas para o mercado.

A reunião será realizada na Avenida Graça Aranha, nº 416, 11º andar.