04/08/2014 - 20:17 | última atualização em 21/08/2014 - 11:02

Reportagem da Tribuna leva Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

redação da Tribuna do Advogado

Leia a matéria premiada
O Departamento de Comunicação da OAB/RJ conquistou sexta-feira, dia 1º, o primeiro lugar em reportagem escrita na edição de 2014 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e ficou em segundo lugar na categoria Fotografia. A matéria premiada, da repórter Cássia Bittar, levantou o problema da aposentadoria compulsória dos transgêneros e foi publicada em março pela Tribuna. Ela concorria com outras 15 reportagens. Já a foto, feita por Lula Aparício e publicada no site da OAB/RJ, foi tirada durante a remoção da Favela do Metrô, em janeiro. Foram 10 fotografias inscritas no prêmio.

"A satisfação maior é poder dar visibilidade a um tema envolvendo os transgêneros. É um assunto tabu na sociedade e que não encontra, ainda, respaldo na legislação", diz Cássia que ressalta, também, o desafio de fazer com que um veículo institucional aborde questões corporativas e também temas voltados para a sociedade em geral.

A preocupação com as questões relevantes para a sociedade foi também o que motivou Lula a fazer foto finalista. Ele cobria a visita da Comissão de Direitos Humanos da Seccional à favela removida quando percebeu uma menina sentada em uma poltrona. "O que me chamou a atenção foi a naturalidade da menina, que, rodeada por escombros, estava sentada como se ainda estivesse em sua casa".

A editora assistente da Tribuna do Advogado, Amanda Lopes, representou a OAB/RJ na premiação, realizado no Tribunal de Justiça sergipano, em Aracaju, durante o X Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

Veja os finalistas.

Reportagem escrita
  • 1º lugar
    Os desafios de ser quem se é