28/02/2008 - 16:06

Região dos Lagos pede melhorias na Justiça Federal

28/02/2008 - Nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, presidentes das subseções da Região dos Lagos participaram de uma reunião com o corregedor-geral da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador Sérgio Feltrin, para reivindicar melhorias na Vara Federal de São Pedro da Aldeia, que atende toda a região e está em condições precárias.

"Levamos ao corregedor as críticas dos advogados. Ele explicou que hoje existem 17 mil processos na serventia, o que é um volume muito grande. A Ordem se comprometeu a engrossar a luta pela ampliação do número de Varas da Justiça Federal no interior, já que é necessária aprovação do Congresso. Vamos contatar parlamentares para que apóiem essa mudança", declarou Felipe Santa Cruz, diretor do Departamento de Apoio às Subseções, que esteve na reunião. Segundo ele, o desembargador Feltrin comprometeu-se a colocar mais um juiz na Vara de São Pedro da Aldeia - que possui dois juízes substitutos - para desafogar o volume de processos.

"Nos comprometemos também, com a ajuda das subseções, a procurar um imóvel mais amplo para abrigar a Vara até que se concluam as obras da nova sede da JF na região.Na reunião, ficou acordado ainda que além da ampliação do número de varas, haverá uma descentralização da prestação jurisdicional, com a criação de duas Varas Federais na região, uma em Araruama e outra em Saquarema, melhorando a distribuição e agilizando o andamento dos processos", conclui o diretor do DAS.

Além dos presidentes da OAB/São Pedro da Aldeia, Julio César Pereira; da OAB/Araruama, Ademário Gonçalves da Silva; da OAB/Cabo Frio, Eisenhower Dias Mariano; e da OAB/Saquarema, Miguel Saraiva de Souza, também participou da reunião a conselheira e membro da Comissão de Ampliação e Agilização do Acesso à Justiça Federal da OAB/RJ, Mônica Giglio.