12/11/2012 - 09:27

COMPARTILHE

Recursos do TJ do Rio serão virtuais até janeiro de 2013

site do TRT

O Tribunal de Justiça do Rio deu mais um passo em direção à digitalização dos processos e, consequentemente, ao fim do uso do papel. Desde esta sexta-feira, dia 9, com a inauguração da Central de Indexação e Digitalização, os recursos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Câmaras Cíveis são virtuais e o tempo de julgamento passou das atuais duas ou três horas para até 40 minutos.
 
Implantado em caráter experimental na 5ª Câmara Cível, o projeto foi bem sucedido e, até o final de janeiro de 2013, todas as outras 15 Câmaras também serão virtuais.  As oito Câmaras Criminais já dispõem do sistema desde outubro de 2011. 
É um passo importante que nós estamos dando também, não apenas na área de informática, mas também na economia do papel e na ajuda à ecologia
Manoel Rebelo
presidente do TJ
 
"Nós, há muitos anos, somos considerados o país do futuro. No Judiciário fluminense, o futuro chegou. Nós estamos entrando hoje numa etapa importantíssima, estamos sendo parte da história do futuro", afirmou o presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, na solenidade de inauguração. 
 
Ele contou que acompanhou a obra, realizada em tempo recorde, e que todos os serventuários que vão utilizar o novo sistema receberam treinamento adequado. "Sempre é possível quando se tem vontade, determinação. A 5ª Câmara serviu de cobaia e o tempo de julgamento deles caiu de três, quatro horas, para 20, 40 minutos. Tudo é digitalizado. Os desembargadores trocam informações e as decisões são encaminhadas de uns para os outros. Tudo na tela do computador", explicou o desembargador. 
 
Ele disse ainda que a iniciativa  contribui para a preservação do meio ambiente. "A sociedade agradece, mas os nossos descendentes e bisnetos agradecem mais ainda. É um passo importante que nós estamos dando também, não apenas na área de informática, mas também na economia do papel e na ajuda à ecologia", afirmou.
Abrir WhatsApp