21/03/2009 - 16:06

Raposa Serra do Sol: ministro adia retirada de arrozeiros

Do jornal O Globo

21/03/09 - Os arrozeiros instalados na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, ganharam mais tempo para deixar o local. Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a demarcação contínua da área para uso exclusivo dos índios. A decisão sobre como e quando seria a retirada dos produtores ficou a cargo do relator, ministro Carlos Ayres Britto, que só tomará a decisão na quarta-feira.

Ayres Britto anunciou que se reunirá com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente do Tribuna Regional Federal da 1ª Região, desembargador Jirair Meguerian, para discutir o assunto. Os três levarão em conta relatórios do Ministério da Justiça sobre a situação na reserva. Na quinta-feira, Ayres Britto previu que a desocupação levaria cerca de 15 dias. E descartou atender ao pedido dos produtores para ficar na reserva até julho, quando deve ser feita a colheita de arroz. Disse que eles assumiram os riscos ao iniciar a colheita sabendo que poderiam ter de sair da área.

A decisão favorável aos índios foi tomada por dez votos a um. Ainda existe possibilidade de os arrozeiros recorrerem da decisão, mas a chance de serem atendidos é praticamente nula.