16/09/2008 - 16:06

Quinto: OAB mantém recusa em formar nova lista

Da redação da Tribuna do Advogado

16/09/2008 - O Conselho Federal da OAB decidiu, nesta segunda-feira, insistir nos nomes que compõem a lista que já tinha indicado para a vaga do Quinto Constitucional no Superior Tribunal de Justiça (STJ), aberta no ano passado com a aposentadoria do ministro Pádua Ribeiro. Os nomes já foram recusados uma vez pelo tribunal e, segundo a Agência Estado, o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, adiantou que eles não serão aprovados.

A crise foi agravada em julho com a aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros. Com isso, a OAB se viu num impasse: indicar novos nomes para essa segunda vaga ou forçar o STJ a escolher, enfim, os nomes enviados para a primeira. Asfor Rocha sugeriu que uma lista maior, de 12 nomes, fosse enviada ao tribunal para que os ministros preenchessem as duas vagas.

Clique aqui para ler um resumo dos principais assuntos discutidos no Seminário.