28/04/2008 - 16:06

Projeto parcela Cofins de bancas

Do Valor Econômico

28/04/2008 - Um projeto de lei apresentado por deputados federais do PSDB e DEM propõe o parcelamento de todos os débitos de Cofins acumulados por escritórios de advocacia até outubro de 2007. O programa garantiria um parcelamento em até 20 anos, sob o argumento de acomodar a mudança da posição da Justiça sobre o tema. Apresentado no fim de 2007, o Projeto de Lei nº 2.691 aguarda parecer na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados.

A solução encontrada pelo projeto, discutida por escritórios paulistas ao longo do ano passado, seria uma forma de escapar de uma derrota no julgamento sobre a incidência da Cofins em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi suspenso por um pedido de vista em março de 2007 já com oito votos declarando a constitucionalidade da cobrança. Quatro anos antes, em junho de 2003, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia aprovado a Súmula nº 276 garantindo a isenção da Cofins para as sociedades de profissionais liberais, o que levou muitas delas a entrar na Justiça e a suspender o pagamento do tributo.

Além de o projeto de lei acomodar apenas parcelamentos para a advocacia - ações de clínicas médicas e empresas de contabilidade também são comuns -, a maioria dos advogados aposta em uma declaração de não-retroatividade da decisão do Supremo para acomodar a mudança de jurisprudência. Dois pedidos já foram ajuizados neste sentido, um em uma ação coletiva da seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e outro em uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) proposta nesta semana pelo PSDB. Um terceiro pedido deverá ser feito no "leading case" com julgamento suspenso no pleno do Supremo.