28/11/2023 - 18:51 | última atualização em 28/11/2023 - 20:42

Projeto de Mentoria da OABRJ é destaque em painel sobre a advocacia do futuro

Em palestra, vice-presidente da Seccional declara: "A fórmula é simples: estudo e dedicação é igual a sucesso"

Biah Santiago

Advocacia do futuro ou futuro da advocacia? Um oceano de oportunidades, mesmo em meio aos desafios profissionais, moldam as perspectivas de jovens advogados para a construção de suas trajetórias neste ofício. Foco na especialização, amplo conhecimento jurídico, poder de negociação, destreza em oratória e capacidade de entender seus clientes são algumas das características necessárias para ser considerado o perfil integrante da classe no amanhã.

Foi este o tema de painel realizado nesta terça-feira, dia 28, na 24ª Conferência Nacional da Advocacia, no qual a vice-presidente da OABRJ e presidente da Comissão de Celeridade Processual (CCP) da Seccional, Ana Tereza Basilio, fez uma apresntação sobre os princípios, métodos e impactos dos treinamentos dedicados à categoria, base do projeto de Mentoria Jurídica da OABRJ.

“Devemos desvendar quais são as feições e os predicados do advogado do futuro, pois nenhum de nós sabe responder essa indagação. Mas uma afirmação posso fazer: não importa passado, presente ou futuro, o advogado e a advogada que se atualiza, se destaca”, declarou a vice-presidente da OABRJ.

“Levar conhecimento gratuito à advocacia é um dos motores desse projeto da Seccional, e não é só o doutrinário, mas ensinamentos do que fazer na prática também moldam nossas ações. A Mentoria adequa-se aos mais de 50% de jovens colegas que compõem a advocacia, com advogados experientes transmitindo sabedoria”.

Basilio revelou alguns segredos de como a iniciativa pode transformar a carreira de novos advogados, com uma pequena demonstração do novo paradigma para o exercício advocatício.

“A fórmula quase que matemática é simples: estudo e dedicação, é igual a sucesso, que gera advogados preparados para o mercado. Esse resultado se exprime em números: temos 18 mil colegas nesse projeto e, em apenas quatro anos, mais de 500 mentorados individuais".

Próximo ao final de sua palestra, a vice-presidente da Seccional ainda reiteirou o compromisso da entidade fluminense em qualificar a advocacia e espalhou mais uma boa notícia ao público presente: os cursos e treinamentos permanentes virtuais lecionados pela Mentoria Jurídica da OABRJ poderão ser realizados por advogados e advogadas de todo país, não só pelos alocados no Rio de Janeiro.

Educação jurídica se faz com temas diversos: palestras destacam ferramentas para alavancar carreira de jovens advogados

Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti visitou o painel e brincou com os colegas ao dizer que ainda não sabe como será o horizonte de mercado para a advocacia.

“Se vocês descobrirem qual é o futuro da advocacia, me contem. Porque a partir dessa reflexão, nós começaremos a trilhar os passos para essa profissão que deve ser respeitada, honrada e celebrada”, disse Simonetti.

O debate foi presidido pelo coordenador nacional das Caixas de Assistência (Concad), Eduardo Uchôa Athayde, que esteve acompanhado da relatora, a presidente da OABSC, Cláudia Prudêncio, e do secretário, o conselheiro federal do Ceará, Cássio Felipe Pacheco.

A cooperação e independência judicial foram motes da fala do desembargador do TRF4, Rogério Favreto. Já os novos direitos foram desvendados pelo presidente da OABPB, Harrison Targino. O sexto ano após o término da formação de cinco anos em Direito foi exposto pelo advogado e assessor da Presidência da OABMG, Moysés Monteiro.

Os impactos da tecnologia na gestão dos escritórios, com a exposição de dados comprobatórios de mercado foram apresentados pelo presidente da OABSE, Danniel Alves Costa. A presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário da CFOAB, Ingrid Zanella, desbravou os desafios do tema central de sua comissão para o público.

A educação jurídica para a classe do futuro foi o foco da palestra ministrada pela integrante da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional,  Helena Pitsica. Crédito de carbono e criptomoedas, um dos novos interesses da advocacia e com mercado em expansão, foi discutido pelo conselheiro federal de Roraima, Tadeu Jayme.