05/07/2021 - 18:35 | última atualização em 08/07/2021 - 12:14

Projeto Mentoria convoca candidatos a mentores

Colegas com experiência em alguma área podem se inscrever pelo email do programa

Jornalismo da OABRJ

Já consolidado como uma das bem sucedidas iniciativas da gestão voltadas ao aperfeiçoamento profissional dos colegas, o Projeto de Mentoria Jurídica da OABRJ está em expansão. Muito procurado por colegas que buscam uma orientação personalizada sobre a prática da advocacia, o programa abre agora inscrições para candidatos a mentores voluntários, advogados com experiência em alguma área que se disponibilizem a passar seu conhecimento adiante.

Os interessados em participar devem encaminhar email para [email protected]. Em uma etapa adiante, seus currículos serão selecionados pelos membros que compõem a coordenação do programa.

A ideia, ressalta a coordenadora do projeto, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, é ampliar a frente de atuação diante do sucesso da iniciativa: "Este é um projeto que já rendeu frutos e está sendo reconhecido pela advocacia fluminense. Queremos poder oferecê-lo para ainda mais colegas e, para isso, é importante que tenhamos mais mentores, profissionais com experiência, credibilidade, que a Ordem confie para cumprir essa função tão importante".

Criado em agosto de 2019, o projeto já foi responsável por viabilizar que mais de 400 recebessem orientações para ajudar a impulsionar suas carreiras, providas por 150 mentores. O programa funciona também regionalmente nas subseções de Petrópolis, Nova Friburgo, São Gonçalo, Barra do Piraí, Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Macaé, Bom Jesus de Itabapoana, Piraí, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, Búzios, Barra Mansa e Rio das Ostras.

Entre outros méritos, como as histórias e vínculos particulares que ajudou a criar nos seus dois anos de existência, o projeto, de fato, repercutiu bem na área do Direito, tendo sido abraçado por instituições respeitadas da área, que fecharam parceria com a Ordem. Além de palestras voltadas à prática profissional, veio do Projeto de Mentoria uma cartilha especial com dicas para a advocacia e três edições da Revista eletrônica da OABRJ exclusivas com artigos dos mentorados.

Em fevereiro deste ano, um grande simulado de sustentação oral inaugurou mais uma iniciativa do projeto, possibilitando que  colegas tenham a oportunidade de treinar essa prática com uma câmara formada por grandes nomes do Judiciário fluminense.

Em outra frente, o programa já recebeu 1.261 inscritos nas três edições virtuais e 360 inscritos nas seis edições presenciais do curso gratuito de Certificação Profissional e promoveu um concurso de redação que contou com duas edições até agora.

Como é a mentoria?

Basílio ressalta que o objetivo do programa é "promover a valorização da advocacia". A proposta é que os mentores transmitam experiências de valor, utilidade e propósito, capazes de inspirar, motivar e aperfeiçoar as práticas de seu mentorado.

Vale lembrar que a mentoria não se restringe a um tema específico, é voltada à troca sobre a prática profissional como um todo: "A ideia é auxiliar na busca de soluções para questões jurídicas e práticas, presentes no dia a dia da advocacia", completa a vice-presidente da OABRJ.

Cada mentor pode atender, simultaneamente, até três colegas que requisitarem orientação, indicando material de estudo, aconselhando e transmitindo seu conhecimento. Seus mentorados também são selecionados pela coordenação, de acordo com fatores como a afinidade existente entre a área de atuação do mentor e do mentorado e a disponibilidade de horário e de deslocamento do mentorado para participar das atividades propostas pela mentoria.

O programa de cada mentorado tem a duração de até seis meses, podendo ser prorrogado conforme o interesse dos envolvidos e a disponibilidade do mentor. Ao final deste tempo, são emitidos certificados de participação tanto para os mentores quanto para os mentorados.

Increva-se e faça parte deste programa de sucesso!