18/08/2017 - 15:47 | última atualização em 18/08/2017 - 16:17

COMPARTILHE

Projeto Falando Direito tem aula inaugural na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
A aula inaugural do projeto Falando Direito Carioca – educação para a cidadania  foi realizada nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, na sede da Seccional. A iniciativa, que já acontece em outros estados e agora chega ao Rio de Janeiro, é uma parceria entre a Comissão OAB Vai à Escola da OAB/RJ e o Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade (IEDF). O objetivo é oferecer lições de Direito para alunos de escolas públicas fluminenses. Serão dois encontros por semana, de agosto a novembro.
 
Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
O presidente da comissão da Ordem, Luan Cordeiro, participou da mesa de abertura do evento. O palestrante foi o juiz Fábio Francisco Esteves, vice-presidente do IEDF, com a mediação da diretora regional do IEDF, Valéria Kiffer, e da presidente do instituto, Sandra Taya. “Nossa história é marcada, desde o início da vida, por relações de Direito. Tenho dez anos de caminhada nesse projeto, e essa é nossa proposta: fazer uma nova escola, para ajudar a construir uma sociedade livre, justa e solidária para todos”, afirmou Esteves.
 
A plateia foi composta por cerca de 60 estudantes, selecionados pelas diretorias dos colégios estaduais Souza Aguiar e Bairro Nova Aurora de acordo com alguns critérios como, por exemplo, boas notas e assiduidade.
 
A iniciativa se soma ao esforço da OAB/RJ em incluir conteúdo jurídico no Ensino Médio. Em maio, foi assinado um convenio entre a Seccional e o grupo educacional Eleva com a intenção de instituir a disciplina Direito e Justiça em suas unidades e oferecer aos alunos noções de cidadania e embasamento em relação aos direitos e deveres. O objetivo é ter, em 2018, uma ementa consolidada que possa ser aplicada em todas as 44 unidades do grupo no estado do Rio.
Abrir WhatsApp