18/07/2019 - 12:59 | última atualização em 08/08/2019 - 12:10

Programa de mentoria promove a troca de experiências entre colegas

Estimulando a colaboração entre a classe, projeto da OAB/RJ permite que advogados mais experientes auxiliem colegas carentes de orientação profissional de forma mais personalizada

Cássia Bittar

Tendo como um dos pilares desta gestão o investimento no aperfeiçoamento profissional dos colegas, a OAB/RJ criou mais um projeto gratuito com o objetivo de dar suporte a advocacia, dessa vez promovendo a troca de experiência entre a própria classe: trata-se do Programa de Mentoria Jurídica da Seccional.

Braço do banco de oportunidades Advoga, que será inaugurado em agosto, o programa de mentoria visa a valorizar e qualificar a advocacia ao mesmo tempo em que estimula a colaboração profissional e a troca de experiência entre colegas. Nele, advogados mais experientes em cada área do Direito, com uma trajetória reconhecida pela Ordem, atuarão como mentores de até três colegas que requisitarem orientação, indicando material de estudo, aconselhando e transmitindo seu conhecimento.

Coordenadora do projeto, a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, explica que não há limitação de idade ou tempo de carreira para que um colega solicite à Ordem o serviço de mentoria:

“O profissional pode ser jovem ou não, não há limitação nenhuma. Nossa idéia é ofertar a todos os advogados que precisem de ajuda o auxílio direto de profissionais que possam contribuir para a formação da suas carreiras”.

Basílio ressalta que o auxílio profissional, porém, não será voltado para casos específicos em que os colegas estejam trabalhando, mas para as suas carreiras como um todo: “O programa irá selecionar os mentores de acordo com área de atuação do colega interessado e ele o recomendará leituras, propostas de honorários, de conduta, auxílios desta natureza”. O quadro de mentores é composto, inicialmente, por membros da diretoria da Seccional e das subseções, conselheiros, procuradores, membros do Tribunal de Ética e da Corregedoria, e por presidentes e membros de comissões.  “Podemos abrir esse quadro no futuro selecionando mais colegas com trajetórias reconhecidas, porém hoje nossa preferência é por profissionais que já trabalham com a Ordem”, conta ela.

Segundo a vice-presidente da Seccional, o programa atende a uma demanda percebida pela OAB/RJ: “Recebemos muitos pedidos de advogados que sentem-se carentes de orientação, de uma pessoa que passe boas recomendações, bons conselhos, que os auxiliem. Isso é uma demanda principalmente de colegas que não têm contato com profissionais mais velhos e experientes no seu dia a dia, que não têm a quem recorrer para essa troca”.

Basílio: "Recebemos pedidos de colegas carentes de orientação" / Foto: Bruno Marins

Ela explica que o programa vem para complementar os outros projetos da Ordem voltados ao melhor encaminhamento do advogado para o mercado de trabalho: “Pretendemos não só expor currículos para serem consultados, que é a ideia do banco de oportunidades, mas correr por mais frentes nesse sentido. Outra delas é o Curso de Certificação Profissional, promovido pela ESA, que apresenta conselhos práticos para advogados se realocarem no mercado”, cita.

Inscrições

Os interessados em receber auxílio no programa de mentoria deverão ler o regulamento do projeto (clique aqui) e encaminhar um email para  [email protected]  com as seguintes informações:

1. Nome completo
  2. Telefone (preferencialmente Whatsaap) e e-mail
  3. Endereço residencial e profissional
  4. Número da OAB
  5. Área de interesse/atuação
  6. Razões de interesse no programa de mentoria
  7. Currículo

A seleção dos mentorados será realizada pelos membros que compõem a coordenação do programa. Para critério de seleção, serão considerados fatores como a afinidade existente entre a área de atuação do mentor e do mentorado e a disponibilidade de horário e de deslocamento do mentorado para participar das atividades propostas pela mentoria.

O programa terá duração de até seis meses podendo ser prorrogado conforme o interesse dos envolvidos e a disponibilidade do mentor. Ao final da mentoria a OAB/RJ, mediante prévia solicitação, emitirá certificado.