20/10/2009 - 16:06

Procurador do Rio toma posse no CNPG

Do Jornal do Commercio

20/10/2009 - O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, foi empossado, na última quinta-feira, em Curitiba, como vice-presidente para a Região Sudeste do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A cerimônia de posse, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, contou com a presença de autoridades de todo o País.

Ao assumir a vice-presidência, Cláudio Lopes passa a ter funções administrativas, tais como apoiar as atividades do Colegiado na Região Sudeste e auxiliar, nos assuntos administrativos, o presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto - também empossado no mesmo dia. Deixa a presidência o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra.

Junto aos demais membros do CNPG, Lopes trabalhará pela integração dos ministérios públicos de todos os estados, promovendo intercâmbio de experiências e administrativas em prol do aperfeiçoamento da instituição.

Sua escolha para a vice-presidência da Região Sudeste ocorreu durante reunião do CNPG em Salvador, na Bahia, no último dia 25. Também foram escolhidos os vice-presidentes para as regiões Sul (Simone Mariano da Rocha, do Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Marcelo Ferra de Carvalho, do Mato Grosso), Norte (Ivanildo de Oliveira, de Rondônia), Nordeste (Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, do Ceará) e para o Ministério Público da União (Otávio Brito Lopes, do Ministério Público do Trabalho). O mandato é de um ano, sendo permitida uma recondução ao cargo.

Os integrantes do CNPG elegeram, ainda, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques, para o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNPDh) e o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, para o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

O CNPG, associação nacional, criada em 1981 para defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público, reúne os chefes dos ministérios públicos de todo Brasil.