29/05/2015 - 10:55

COMPARTILHE

Principais siglas do Senado apoiam fim da reeleição

jornal Folha de S. Paulo

Com o apoio do PSDB e do PMDB, senadores prometem aprovar a emenda à Constituição que acaba com a reeleição para cargos no Executivo, matéria votada na última quarta-feira, dia 27, na Câmara. A proposta tem apoio da maioria do PMDB, a maior bancada do Senado, do PSDB e de parte do PT, a segunda maior bancada.
 
Já a discussão sobre o tempo do mandato parece mais distante do consenso. Alguns são favoráveis a cinco anos de mandato, desde que a norma também valha para cargos do Legislativo, ocorrendo assim a coincidência das eleições.
 
A Câmara, porém, não definiu se vai ampliar todos mandatos para cinco anos, ou só os do Executivo.
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a Casa deve aprovar sem dificuldades o fim da reeleição. Ele prometeu colocar a matéria em votação depois que a Câmara finalizar a análise das propostas de reforma política. "Sou favorável ao fim da reeleição, acho que essa é a grande reforma. A reeleição acaba sendo a fonte de todos os desvios e já havia chegado a hora de nós acabarmos com ela", disse o peemedebista.
 
Líder do PMDB, o senador Eunício Oliveira (CE) afirmou que a maioria do partido apoia o fim da reeleição. O líder do PT, Humberto Costa (PE), admite que há dissidências na sigla, apesar da "posição histórica" contra a norma da reeleição.
 
Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), segundo colocado na última disputa pelo Planalto, disse que a proposta terá o apoio da maioria dos tucanos.
 
A medida tem o apoio de outras siglas de oposição, como o DEM.
Abrir WhatsApp