17/12/2010 - 15:49

COMPARTILHE

Presidentes da Região Metropolitana revelam principais metas para 2011

17/10/2010 - Ao longo de 2010, o trabalho não parou nas subseções da Região Metropolitana e, pelo que afirmam os presidentes, no próximo ano não será diferente. Entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, eles revelaram alguns dos projetos que serão postos em prática, além de listarem alguns dos problemas que precisam ser solucionados em 2011. 

Em São Gonçalo, a reforma da sede é um dos principais objetivos. "A subseção precisa se adequar a sua nova realidade. Hoje temos 2.100 advogados inscritos e precisamos de mais estrutura na sede", explica o presidente da 8ª Subseção, José Muniz, declarando que o pedido já foi feito à diretoria da Seccional. Dentre as mudanças necessárias na sede, estão a instalação de banheiros independentes para homens e mulheres e a ampliação do auditório. 

Em Itaboraí, as obras na sede também serão uma prioridade. De acordo com o presidente da OAB/Itaboraí, Jocivaldo Lopes, reforma precisará incluir a expansão do auditório, novos móveis e pintura, assim como reparos nas instalações elétricas. Outro item na lista de atividades do próximo ano são os cursos, desenvolvidos em parceria com a Escola Superior de Advocacia. Dentre eles, o que aborda o peticionamento eletrônico, "cuja procura é grande entre os advogados da região", conta o presidente.

Ele lembra que a luta pela implantação de mais um Juizado Especial Cível e de uma Vara do Trabalho na comarca não será esquecida. Assim como em Niterói, que continuará pleiteando a criação do II JEC da região, em Pendotiba, segundo o presidente da 16ª, Antonio José Barbosa da Silva. "O I Juizado está sobrecarregado. Já formalizamos o pedido de instalação de outra unidade junto ao Tribunal de Justiça, mas, como ela vai onerar a folha de pagamento do Estado, por conta dos novos funcionários, precisamos da autorização do governador", explica. 

Em Maricá, também há expectativas em relação às decisões do Tribunal. De acordo com o presidente da 38ª Subseção, Amilar Dutra, é necessário melhorar o atendimento do Posto Avançado do Trabalho. Para isso, a Subseção já conta com o apoio da OAB/RJ para lutar pela transformação do Posto em uma Vara da Justiça do Trabalho. A falta de um juiz titular na Vara Cível da Comarca é outro problema que a diretoria tentará solucionar em 2011: "Há mais de dois anos não temos um magistrado com titularidade nesta serventia", reclama o presidente.  

Em Rio Bonito, as metas de trabalho foram definidas com a ajuda dos advogados locais, em uma audiência publica promovida pela diretoria da Subseção, em dezembro.  O presidente da 35ª Subseção, César Gomes de Sá, conta que o foco de atuação será na qualificação profissional. "Já temos um calendário de palestras praticamente pronto para 2011 e também vamos retomar o projeto Oficina Jurídica", comemora. Ainda de acordo com ele, as comissões também prometem muito trabalho. Em fevereiro, uma noiva reunião será realizada na subseção, desta vez para organizar os projetos que serão desenvolvidos por cada uma delas.

Abrir WhatsApp