21/02/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Presidentes dos TREs discutem reforma eleitoral

Presidentes dos TREs discutem reforma eleitoral e preparação das próximas eleições


Do site JusBrasil

21/02/2011 - Durante dois dias, os magistrados aprofundaram questões de interesse da Justiça Eleitoral e trocaram experiências das atividades funcionais e administrativas, além de debaterem sobre temas referentes aos preparativos para as próximas eleições, entre eles, a extensão da concretização da Lei da Ficha Limpa, gestão estratégica e a estruturação e perspectivas da Justiça Eleitoral.

No discurso de abertura, o presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, Walter de Almeida, classificou o encontro como uma "usina de ideias" de onde saem sugestões que são remetidas ao Superior Tribunal Eleitoral e ao Congresso Nacional. Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que participou da solenidade de abertura do encontro, fez um breve balanço da sua administração e os resultados obtidos nas áreas econômicas, educacional e de segurança pública.

O governador aproveitou a oportunidade para defender a necessidade do Brasil realizar, prioritariamente, duas reformas: a tributária e a política e eleitoral. Segundo ele, não se pode conviver com a mudança de regras a cada eleição.

No início da tarde da quinta-feira, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, desembargador Henrique Nelson Calandra, iniciou o ciclo de palestras abordando o tema "Novos rumos da AMB". Calandra aproveitou a oportunidade para fazer menção a emenda 45 e a PEC 29.

Ele ainda criticou a situação complicada e vexatória a qual foi submetida a juíza Vera Araújo, na capital paraense. Ele ressaltou que o papel da AMB é defender os magistrados e defendeu a união de todos.

Calandra questionou o fato dos magistrados nunca serem chamados, a exemplo de outras categorias, para opinar nas questões relevantes de mudanças no país. Nunca fomos chamados para opinar em nada . A magistratura brasileira tem experiência e pode contribuir positivamente".

No final, o presidente da AMB pediu o engajamento de todos."A AMB é forte se tiver a força de cada um dos magistrados, de cada um de nós", pontuou.

Abrir WhatsApp