29/04/2022 - 14:07 | última atualização em 02/05/2022 - 14:43

Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira participou da posse da nova Diretoria do IAB

Em seu discurso, Luciano lembrou as conquistas da gestão anterior e desejou sucesso ao novo presidente

Felipe Benjamin

A nova Diretoria do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) tomou posse nesta quinta-feira, dia 28, na sede da instituição, no Centro do Rio. A cerimônia, que contou com a presença do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, representando a Seccional, marcou o início da gestão do presidente Sydney Sanches, eleito para o período 2022/2025.

"Desejo muito sucesso ao presidente Sydney Sanches, uma escolha sábia e adequada para o posto", afirmou Luciano. "Gostaria de elogiar e enaltecer a gestão de Rita Cortez, que teve um papel determinante na história do Instituto, conseguiu reativar o caráter nacional do IAB com grande sucesso . Tenho a convicção de que Sydney avançará neste caminho, consolidando a importância do IAB e produzindo ainda mais cultura jurídica".

"Podemos facilmente afirmar que o IAB é a história viva e ativa da advocacia e da organização jurídica e estrutural do país", afirmou Sydney em seu primeiro discurso como presidente.

"Temos um papel de preservação dos princípios civilizatórios, que servem para permitir a pacífica convivência social e assegurar o debate público e democrático das expressões de pensamento crítico. Parece a repetição do óbvio, mas lamentavelmente, nos tempos tormentosos em que vivemos, esses princípios vêm sendo fortemente combatidos por forças atrasadas. O papel do IAB será, sempre, enaltecer e resgatar esses valores humanos. Temos obrigação histórica, somos vanguarda com tradição. Os compromissos são enormes, mas a casa de Montezuma, Ruy Barbosa, Teixeira de Freitas, Levi Carneiro, Seabra Fagundes, Fernando Fragoso, Maria Adélia e Rita Cortez, seguirá firme na luta pela liberdade e pelos valores republicanos".

Em seu discurso final, a ex-presidente Rita Cortez destacou o papel do IAB em momentos conturbados do país:

"Em 2018 iniciei meu discurso de posse abordando a secular Constituição do IAB. Nesses quatro anos de mandato aproveitei todas as oportunidades para contar um pouco mais sobre sua extraordinária história. Esse período foi determinante para colocar nossos olhos voltados para o futuro sem esquecer ou deixar de reverenciar o passado. Foram muitos os avanços e conquistas. Transformamos o IAB em uma entidade que representa o pensamento jurídico brasileiro, colocando-a, mais uma vez, como uma referência científica e intelectual incontestável, que propaga cultura e educação e cultua ideias de vanguarda, como manda o nosso estatuto".

A ex-presidente, que ao fim da cerimônia foi agraciada com a entrega do Conjunto de  Medalhas Esperança Garcia, também ressaltou o papel do instituto na pandemia.

"É certo que a superação dessa era pandêmica avançou em todo o mundo. Entretanto, permitam-me continuar repelindo a narrativa do novo normal. As mortes, a fome, a pobreza, a falta de renda e trabalho formal digno, a falta de solidariedade e o desprezo pela ciência, cultura, arte e pesquisa que repercutiram severamente no dia a dia dos advogados e advogadas não é rigorosamente novo, e muito menos, normal. Marcharemos mais uma vez firmes na mobilização da sociedade alimentando a esperança de reconstruir este país, que não pode ceder ao autoritarismo, ao retrocesso social, ao genocídio e à barbárie. A minha geração sabe o quanto custou a redemocratização desse país e lutar pelo Estado democrático de Direito. Em uma casa que pauta suas ações na ciência, nos fatos históricos e na verdade, não podemos aceitar, em hipótese alguma, que se afirme, de maneira vergonhosa, que nunca houve tortura e assassinato dos que se opuseram à ditadura militar no Brasil".

Instituição do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil, O IAB - criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843 - é a mais antiga instituição jurídica das Américas, e foi responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1930. Compuseram a mesa da cerimônia o ex-ministro da Justiça e membro benemérito do IAB, Bernardo Cabral; o conselheiro federal decano da OAB Nacional, Felipe Sarmento; o procurador do município do Rio de Janeiro, Fernando Dionísio; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Bezerra de Mello; o advogado João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira, representando o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Outros importantes nomes acompanharam a cerimônia de maneira virtual.