13/01/2016 - 15:22

Presidente da OAB recebe juiz dos EUA e gerente política da embaixada

site do Conselho Federal

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB, recebeu nesta terça-feira, dia 12, a visita de Petter Jo Messitte, juiz sênior da Corte Distrital de Maryland, nos Estados Unidos, acompanhado da gerente política da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Richa Bala. O presidente da OAB-MS, Mansour Elias Kardouche, também esteve no encontro.

Marcus Vinicius disse a Petter que a OAB tem como uma de suas missões preparar o advogado, principalmente jovens e mulheres. “Temos com a Inglaterra um programa extremamente bem sucedido de intercâmbio de advogados, que é muito concorrido. Brasileiros vão para lá e ingleses vêm. Da mesma forma isso pode acontecer com os Estados Unidos”, apontou.

Petter, que também é professor adjunto da Universidade de Direito de Washington e membro da divisão latino-americana da American Bar Association, propôs um intercâmbio jurídico e cultural entre advogados brasileiros e norte-americanos. “São dois cenários jurídicos que se assemelham e complementam, por isso há total interesse de nossa parte em oficializar um convênio”, disse.

O presidente nacional da Ordem prontamente disse que o desejo é recíproco e que nos próximos dias serão estudadas formas de viabilizar o convênio e os termos nos quais a parceria se dará.

Ele presenteou o juiz Petter e a gerente política da embaixada norte-americana com um exemplar de seu livro Garantias Constitucionais e Segurança Jurídica, um Estatuto da Advocacia e uma agenda personalizada da OAB Nacional para o ano de 2016.