14/10/2015 - 09:58 | última atualização em 14/10/2015 - 10:02

Presidente da OAB é homenageado por procuradores

site do Conselho Federal

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB, foi homenageado na abertura do XLI Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, realizada nesta terça-feira (13) em Brasília. Ele recebeu do presidente da Anape, Marcelo Terto e Silva, um certificado de reconhecimento por sua atuação combativa contra o desrespeito às prerrogativas e a favor da garantia dos direitos profissionais do advogado público.

“Dedico esta homenagem aos 81 conselheiros federais da OAB, aos presidentes de Seccionais, à nossa diretoria. Advocacia pública e privada devem estar integradas, sobremaneira neste momento em que o País tanto busca a luz para superar os problemas advindos da crise. A OAB é a Ordem de todos os advogados, sejam eles públicos ou privados”, apontou.

Marcus Vinicius também conclamou uma postura mais ideológica da sociedade e dos agentes públicos. “A divergência é construtiva na democracia, o respeito a quem pensa diferente é sintoma democrático. Ninguém pode ser considerado um adversário por ter ideias divergentes. Quem tem de brigar são as ideias e não os homens”, concluiu.

Na ocasião, o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, também foi homenageado. Ele recebeu o certificado das mãos de Elder Araujo Barros, presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal. “Agradeço à OAB Nacional e à Seccional do Distrito Federal. A Ordem é fiel e aguerrida defensora das prerrogativas da advocacia pública”, disse Barros.

Por fim, Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa, procurador do Estado do Pará, ressaltou que o advogado deve lutar sem receio pelos primados da Justiça. “Seu dever moral é repudiar a perpetuação de qualquer injustiça contra qualquer ser humano. É assim que efetivaremos nosso papel indispensável à administração da Justiça e seu ideário ético na manutenção de um Estado democrático de direito”, disse.