22/01/2008 - 16:06

Presidente nacional da OAB diz que suplente é 'senador clandestino'

Do jornal O Fluminense

22/01/2008 - O sistema de suplentes do Senado Federal foi duramente criticado ontem pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. Diferentemente da Câmara, cujos suplentes são chamados pela ordem de votos dentro da coligação, no Senado eles fazem parte da chapa eleita.

No Senado há, atualmente, 12 parlamentares que eram suplentes. O substituto do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que assumiu ontem o cargo de ministro das Minas e Energia, será o décimo terceiro.

Alguns desses suplentes já foram, inclusive, efetivados no cargo porque os titulares renunciaram para assumir outros mandatos, mas, mesmo assim, fazem parte da lista dos que conquistaram a vaga sem ter votos.

"Nada expressa melhor o nível de indigência moral do sistema politico brasileiro do que a regra anômala dos senadores suplentes, que já venho chamando desde o ano passado de senadores clandestinos e que precisam ser extintos por uma reforma política", afirmou Cezar Britto.

Para Britto, a única maneira de resolver o problema que, segundo ele, faz lembrar os senadores biônicos do Pacote de Abril da época da ditadura, é fazer reformas profundas no sistema político.