19/08/2008 - 16:06

Presidente eleito do STJ visita OAB/RJ

Da redação da Tribuna do Advogado

19/08/2008 - Acompanhado dos ministros do Superior Tribunal da Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão, Luiz Fux e Herman Benjamin e do desembargador Benedito Gonçalves, o presidente eleito do STJ, César Asfor Rocha, visitou nesta segunda-feira a OAB/RJ, sendo recebido pelo presidente Wadih Damous e pelo diretor-financeiro Sérgio Fisher. O objetivo da vista foi convidar a OAB/RJ para a sua posse, no dia 3 de setembro próximo.

Na conversa, Wadih reafirmou a posição da Seccional de crítica ao STJ pela devolução da lista do Quinto Constitucional encaminhada pelo Conselho Federal. "É verdade que, no passado, muitas vezes listas encaminhadas pela OAB/RJ não honravam a advocacia. Mas, a nosso ver, não cabe ao Poder Judiciário escolher as listas enviadas pelos advogados para compor o Quinto."

O ministro Cesar Asfor Rocha enfatizou a importância do estreitamento de laços entre o STJ e a OAB. No seu entender, tal objetivo poderá ser concretizado por meio do estabelecimento de uma agenda comum das duas instituições junto ao Congresso Nacional. O ministro pretende visitar as seccionais da OAB em todas as viagens que fizer pelo país.