06/09/2017 - 10:28 | última atualização em 06/09/2017 - 10:32

Presença feminina marca passagem da caravana por Barra do Piraí

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Ao chegar na sede da Subseção de Barra do Piraí, no início da tarde desta terça-feira, dia 5, a Caravana de Prerrogativas da Seccional se deparou com um auditório lotado de colegas dispostos a debater os problemas enfrentados no exercício profissional. Destaque para a grande presença de advogadas, mais de 60% do total. "A participação feminina, bem como dos jovens, nas discussões e processos decisórios da Ordem é o primeiro passo para conseguirmos uma advocacia mais integrada e forte", afirmou durante o encontro o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira.

Ele explicou as ações da Seccional no sentido de colaborar com a criação e fortalecimento das comissões de prerrogativas por todo o estado e estimulou os colegas a buscarem a ajuda da Ordem. "Queremos dar efetividade a um sistema estadual de prerrogativas. Precisamos que os advogados nos procurem, já que só podemos atuar depois de provocados. Recentemente demos assistência em conjunto a um colega aqui mesmo de Barra do Piraí que foi detido e levado para volta redonda", contou, lembrando o caso ocorrido em junho (Leia a matéria aqui). "Representaremos em defesa dos advogados quantas vezes for preciso, seja contra quem for", completou Luciano.

O presidente da subseção local, Cristopher Taranto, reforçou a necessidade de participação cada vez maior dos colegas e ressaltou a importância de recentes iniciativas. "A Ordem tem apoiado a classe de forma incondicional. A presença da caravana em nosso município é um grande passo, receberemos ainda este mês o curso de prerrogativas que tem rodado o estado. Isto é fundamental, temos muitos colegas, especialmente mais novos, com receio de um enfrentando. Não podemos achar mais normal irmos de pires na mão aos magistrados", disse.

Luciano abordou as mudanças promovidas na Comissão de Prerrogativas desde o início de 2016 e clamou pela união da classe, no que seria uma espécie de campanha pela valorização da advocacia perante a sociedade. Na mesma direção, o ex-presidente da subseção e atual delegado de prerrogativas local, Leny Marques, defendeu o engrandecimento da OAB/RJ. "Já somos uma instituição forte, mas seríamos muito mais se os colegas se unissem em torno da Ordem", disse.

Completaram a comitiva o presidente da Subseção de Campo Grande, Mauro Pereira; o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; e o procurador de prerrogativas da Seccional Luan Cordeiro.