06/08/2012 - 17:06

COMPARTILHE

Prerrogativa foi o tema principal de Colégio de Presidentes

redação das Tribuninhas

"Este é o colégio das prerrogativas", disse o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na abertura do Colégio de Presidentes de Subseção, realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em Vassouras. “Hoje os advogados não têm medo de confrontar um juiz e acabar sendo desacatados ou até presos, pois sabem que a OAB não vai deixar isso passar em branco. Cumprimos a meta de estabelecer uma nova relação com o Judiciário, isto é, mostrar que o dispositivo constitucional que define o advogado como indispensável à Justiça não é letra morta”, afirmou, citando a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) como aliada fundamental: “O trabalho da Cdap foi muito importante para que chegássemos ao nosso objetivo”.
 
Para comentar a atuação da Cdap, a presidente da comissão, Fernanda Tórtima, participou de uma palestra no evento. “Para deixar a marca de um colégio das prerrogativas, precisávamos ter em nossa pauta a prestação de contas da Cdap, comissão que tem meu elogio”, afirmou Wadih.
 
Igualdade entre capital e interior
 
Também presente ao Colégio, o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, destacou outro tema: a união da advocacia no estado e a diminuição das diferenças entre a capital e o interior. "O presidente Wadih foi quem mais se esforçou para incluir e unificar a advocacia do estado. E a união entre a seccional e as subseções é a responsável por tudo que foi construído ao longo desses seis anos”, analisou Felipe.
 
Para diminuir "o abismo que existia entre o advogado da capital e o do interior do estado", segundo Wadih, a Seccional investiu na reforma de sedes e salas, através do projeto OAB Século 21. "Qualquer colega em qualquer cidade tem o mesmo padrão de atendimento que o advogado que milita no Rio de Janeiro tem, sem qualquer diferenciação ou preconceito”, afirmou.
 
Anfitrião do encontro, o presidente da OAB/Vassouras, José Roberto Ciminelli, concordou: “Foi um projeto que fez a diferença em Vassouras e nas demais subseções do Rio de Janeiro. A Seccional contemplou os advogados do estado com serviços essenciais à atividade profissional”.
 
Outro projeto que visa à inclusão do advogado de fora da capital é o dos cursos telepresenciais, desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia (ESA). “O projeto vai possibilitar que até 50 pontos do estado transmitam simultaneamente aulas e palestras para os advogados. Ele consolida as vontades desta gestão e facilitará o acesso de colegas ao conhecimento e à formação profissional”, definiu o diretor ESA, Renan Aguiar.
 
Também participaram do Colégio de Presidentes de Subseção, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, o secretário-geral, Marcos Luiz de Oliveira, o secretário-geral adjunto, Wanderley Rebello e o tesoureiro, Marcello Oliveira. O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, também participou do encontro enaltecendo a parceria da OAB/RJ com o CNJ, "motivo de muitas vitórias à advocacia fluminense", destacou Jorge Hélio.
 
Das 60 subseções, estiveram presentes os presidentes de: Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin; Caxias, Geraldo Menezes; Petrópolis, Herbert Cohn; Barra do Piraí, Leni Marques; São Gonçalo, José Luiz Muniz; Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi; Miracema, Hanry Félix El Khouri; Itaperuna, Adair Branco; Campos, Filipe Estefan; Teresópolis, Jefferson Soares; Três Rios, Sérgio de Souza; Macaé, Andréa  Meirelles; Niterói, Antônio José Barbosa da Silva; Bom Jesus do Itabapoana, Luiz Carlos Marques; Resende, Samuel Carreiro; São João de Meriti, Júlia Vera Santos; Magé, Sérgio Ricardo; Itaguaí, José Ananias; Nilópolis, José Carlos Vieira; Itaboraí, Jocivaldo Lopes; Cantagalo, Guilherme Monteiro; Araruama, Ademário Gonçalves; Campo Grande, Mauro Pereira; Santa Cruz, Milton Ottan; Bangu, Ronaldo Barros; Madureira, Remi Ribeiro; Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; São Fidelis, Magno Rangel; Rio Bonito, César Gomes de Sá; Paraíba do Sul, Eduardo Langoni; Pádua, Adauto Furlani; Maricá, Amilar Dutra; Paracambi, Cléber Huais; Paraty, Benedita Nascimento; Pirai, Carlos Alberto dos Santos; Rio Claro, Adriana Moreira; Itaocara, Fernando Marrom; Cordeiro, Rilley Weneck; Mendes, Paulo Affonso Loyola; São Pedro da Aldeia, Julio Cesar Pereira; Cacheiras de Macacu, Cezar Almeida; Mangaratiba, Ilson Ribeiro; Saquarema, Miguel Saraiva; Rio das Ostras, Alan Macabú; Belford Roxo, Abelardo Tenório; Queimados, José Bôfim; Méier, Humberto Cairo; Barra da Tijuca, Luciano Bandeira; Leopoldina, Frederico Mendes; Seropédica, Fábio Ferreira; e Pavuna, Antônio Faria. A Subseção de Valença enviou o vice-presidente, Camilo Romualdo Pazzarella, e a de Cambuci o secretário-geral, Pedro Paulo de Tarso Vieira.
 
 
Abrir WhatsApp