07/10/2015 - 11:09

Prefeitura do Rio quer administração do zoo na iniciativa privada

jornal O Globo

Após o jornal Extra mostrar o estado de abandono e degradação do jardim zoológico do Rio, que levou o Ministério Público Federal (MPF) a pedir a intervenção da Justiça, a prefeitura informou nesta terça-feira que está finalizando o estudo da transferência da administração daquele espaço para a iniciativa privada, ainda este ano. Segundo o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, esse é o modelo adotado pelos principais zoos do mundo.

"Entendemos que o zoo tem que ter regulamentação pública, mas a operação do dia a dia não faz sentido ser estatal", afirmou.

O secretário disse ainda que a prefeitura está tomando medidas, a curto prazo, para resolver os problemas mais emergenciais, como de alimentação dos animais, mas não detalhou quais. Ele afirmou ainda que o fechamento do espaço está totalmente descartado pela prefeitura.

"Vamos tomar medidas em breve sobre a questão do zoológico. O que vai mudar o patamar do zoológico é a concessão", disse ainda.

Nesta segunda-feira o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) disse que pretende agendar uma nova visita ao zoo para a semana que vem. A intenção é observar os problemas e, a partir daí, decidir que tipo de providências vai solicitar à prefeitura. Na Visão de Reynaldo Velloso, o ideal seria a criação de um santuário para os animais, mas na impossibilidade disso acontecer,pro enquanto, defende a remodelação do espaço.

Já a vereadora Teresa Bergher (PSDB), além de vistoria o espaço, também vai pedir ao Tribunal de Contas do Município (TCM) uma inspeção no contrato das novas catracas, cujo valor do aluguel triplicou, subindo de R$ 11 mil mensais para R$ 33 mil, por mês.