31/08/2015 - 11:29 | última atualização em 31/08/2015 - 14:05

Prefeitura doa terreno para a OAB/Itaboraí

jornal O São Gonçalo

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e o presidente da 25ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB /Itaboraí), Jocivaldo Lopes da Silva, assinaram uma carta de intenção para a doação à OAB de parte de um terreno de 7 mil m² da Prefeitura, localizado ao lado do Fórum no Centro da cidade. A intenção do município é a de transformar toda a área em um complexo judiciário.

Já tramita na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que prevê também a cessão de outra parte do terreno ao Ministério Público Estadual. Já o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, a Defensoria Pública do Estado e a Justiça Federal receberam o convite para instalar suas sedes próprias no futuro núcleo de serviços judiciários. A Prefeitura aguarda a resposta dessas instituições.

"Fico feliz de Itaboraí poder servir de exemplo para outras cidades. Apesar do momento financeiro difícil pelo qual passamos, esta é uma ação que está ao nosso alcance, já que o município não vai gastar na construção deste núcleo judiciário. Agora, é esperar que o projeto de cessão do terreno tramite com agilidade e seja aprovado na Câmara", ressaltou o prefeito Helil Cardozo.

Jocivaldo Lopes da Silva afirma que a ideia inicial da OAB é criar um estacionamento para advogados com cerca de cem vagas no local. "Assim que a Câmara aprovar a cessão do terreno, em 90 dias, aprontamos o espaço. Futuramente, pretendemos construir ali também uma área coberta para a realização de palestras e eventos. Hoje, nossa prioridade é criar vagas para os advogados estacionarem seus carros.

Muitos deles têm grande dificuldade de circular na cidade", afirma Silva, informando que a atual sede do órgão será mantida onde se encontra, já próxima ao Fórum.