19/08/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Prédio do TRT ganha, de novo, nome de Arnaldo Sussekind

Prédio do TRT ganha, de novo, nome de Arnaldo Sussekind


Da redação da Tribuna do Advogado

19/08/2008 - O imóvel da Justiça do Trabalho situado à Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, passou a chamar, de novo, Arnaldo Sussekind. O presidente Wadih Damous participou, nesta segunda-feira, da cerimônia que rebatizou o prédio.

Leia abaixo a íntegra do discurso proferido por Wadih Damous.

Saudação ao mestre Arnaldo Sussekind

Sinceramente, tudo o que se diga ainda em homenagem ao Dr. Arnaldo Sussekind será pouco perto de sua grandiosa figura e de sua histórica ligação com a Justiça do Trabalho e com a fundação das Leis trabalhistas no Brasil. Destacando-se em sua geração, o Dr. Arnaldo não só viu o país ingressar na modernidade, mas foi além. Trabalhou para construir e implantar as regras das relações de trabalho, alcançando o trabalhador a níveis de cidadania jamais experimentados antes por aqueles que só têm sua força de trabalho para sobreviver. A CLT, a Constituição da Classe Trabalhadora, é o resultado mais luminoso desse intenso labor do Dr. Arnaldo.

O que mais comove, no entanto, não são as glórias do passado. De uma vida plena de realizações profissionais, reconhecida em sua importância por políticos de alto relevo na vida nacional, como Vargas e Juscelino, aos quais emprestou o seu talento, o presente do mestre Arnaldo Sussekind é um exemplo de coerência e firmeza na luta - que parece eterna - pela afirmação dos direitos do trabalho frente àqueles que o pretendem flexibilizado, negociado e outros expedientes mais que afrontam as históricas conquistas dos trabalhadores.

Nós, que aprendemos a gostar do Direito do Trabalho, a defender e prestigiar as instituições trabalhistas - inclusive contra os que dela se utilizam para fins escusos e não Republicanos -, somos gratos a Arnaldo Sussekind não só pelo que este Mestre dos mestres nos ensinou, mas, sobretudo, pela coragem que ainda hoje demonstra ter na defesa intransigente de seus valores, que são, na verdade, os valores de milhões de brasileiros que constroem diariamente esse país com a segurança que a obra do Mestre possibilita.

Abrir WhatsApp