16/05/2022 - 23:58 | última atualização em 20/05/2022 - 11:36

Portal da OABRJ está de cara nova

Mudança na identidade visual do site acompanha nova fase da Comunicação da Seccional

Jornalismo OABRJ

Em 2019, uma das primeiras ações da gestão Luciano Bandeira à frente da OABRJ foi a renovação do portal com uma reformulação total do layout, da usabilidade e das ferramentas oferecidas à advocacia. Agora, o site passa por outra mudança para acompanhar a nova identidade visual dos canais de comunicação da Seccional, impulsionada pelo retorno da Tribuna da Advocacia.

Além da alteração estética, o portal traz algumas novidades, como o aviso de transmissão ao vivo no canal de YouTube, que passará a ser exibido no topo da página a cada novo evento que entrar no ar. Diretor de Comunicação da Ordem, Marcus Vinicius Cordeiro explica que a intenção é ampliar a divulgação dos eventos promovidos pela OABRJ.

"Mesmo antes da pandemia, nosso canal do YouTube já era muito utilizado para a transmissão ao vivo dos encontros realizados na sede da Ordem. Com o distanciamento social, a OABRJ, assim como a maioria das pessoas, precisou adaptar-se ao mundo virtual. As lives e eventos online, que naquele momento eram a nossa única forma de comunicação, mostraram a sua eficiência mesmo agora, com o retorno à normalidade. A reprodução dos encontros presenciais e a possibilidade de debates totalmente virtuais pelo YouTube permitem que advogados e advogadas de todas as partes do estado tenham acesso ao mesmo conteúdo. O botão com aviso de transmissão ao vivo no novo portal amplia e facilita essa divulgação. É mais uma ferramenta da Seccional de incentivo à qualificação profissional", detalha o diretor.

Após quase três anos da última atualização, outras novidades no portal foram pensadas para atender às demandas de usabilidade dos usuários: reorganização do menu; ampliação no número de notícias expostas na página principal; novos formatos de imagens nas matérias em destaque; e mudança no local de exibição do calendário de eventos, por exemplo.

As notícias ganharam fotos maiores e realce nos títulos. A forma de leitura das páginas internas também mudou. Agora, ao rolar a tela o menu lateral permanece em evidência, facilitando a navegação.

O Portal da OABRJ, apesar do seu papel importante na comunicação com a classe, tem um perfil utilitário para advogadas e advogados. Através dele são acessados vários serviços e convênios, disponíveis tanto na página principal, como a tabela de honorários e as pautas das audiências de custódia, quanto na Área Restrita, que reúne os convênios com os bancos e o acesso ao Recorte Digital.

Uma nova página vai unificar esses dois perfis do site: informação e serviços. Um FAQ [página de perguntas frequentes] foi incluído no menu principal para dar o caminho das pedras e esclarecer as principais dúvidas da advocacia. O conteúdo foi elaborado pela Central de Atendimento OABRJ-Caarj, responsável por catalogar as demandas recebidas pelos canais de comunicação da Ordem.

“Desde 2019, o Portal da OABRJ é responsivo, o que significa que é fácil acessá-lo pelo celular; intuitivo e acessível, atualizado com critérios globais de acessibilidade na web. Mas a ideia é transformar o site em uma ferramenta cada vez mais útil para a advocacia. As mudanças feitas agora atendem as demandas de usabilidade de advogadas e advogados e foram pensadas para facilitar a rotina de quem precisa do portal para acessar os serviços da Ordem ou se manter informado”, define a editora do site, Renata Loback.