21/06/2022 - 15:39

COMPARTILHE

Política ambiental foi tema de evento na OABRJ

Encontro reuniu lideranças para discutir futuro do saneamento no país

Felipe Benjamin


Realizado no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, o evento "A política ambiental brasileira" discutiu os desafios enfrentados na área do saneamento e foi comandado pelo diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Seccional, Leandro Frota, que falou, de maneira esperançosa, sobre o momento vivido pelo setor.

"Finalmente temos a chance de atender 100 milhões de pessoas que não têm esgoto e 36 milhões que não têm água. Pouca gente sabe, mas saneamento é, antes de tudo, política de direitos humanos, e investir em saneamento é investir na redução da pobreza. O saneamento é a maior política ambiental do nosso país, e é um grande acerto chamar o setor privado para participar. Nosso saneamento é 94% público e apenas 6% privado. Precisávamos de segurança jurídica, e acabamos com os absurdos contratos de programa, que muitas vezes eram contratos de boca, ou de uma única folha", explicou.

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Miguel Fernandez y Fernandez, celebrou os investimentos prometidos para o saneamento.

"O saneamento vive um momento de grande modificação", afirmou Miguel. "É uma dessas situações que ocorrem a cada 30 ou 40 anos. A Lei 11.445 que deveria ser um novo marco nas características do saneamento não conseguiu atender a todas as expectativas e o novo marco regulatório agora vem, de forma muito assertiva, modificando a concepção do setor, que finalmente entrou na agenda das infraestruturas urbanas, com previsão de R$ 700 bilhões de investimentos nos próximos 15 anos, e com o Rio de Janeiro como foco dessa mobilização".

Presidente do Instituto Rio Metrópole (IRM), Bernardo Santoro falou sobre o plano metropolitano que pretende alcançar a tão sonhada despoluição da Baía da Guanabara.

"É importante destacar que o saneamento não se limita a distribuição de água e coleta de esgoto, mas trata também de limpeza de galerias pluviais, manejo e tratamento de resíduos sólidos, e cuidado de forma geral com as ruas para que tenhamos um ambiente saudável e saneado. Embora já tenhamos a solução para o problema da distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, precisamos ter um olhar muito carinhoso para a questão de tratamento de resíduos sólidos. O IRM licita a realização de um plano metropolitano sobre o tema, o que criará condições para que, em breve, tenhamos a Baía de Guanabara 100% saneada e balneável. Isso não é mais uma ficção. Nós vamos limpar a Baía da Guanabara", afirmou.

O vereador Anderson Lopes, de Duque de Caxias, completou a mesa da cerimônia. O coordenador de desenvolvimento institucional do Instituto Baleia Jubarte, José Truda, e o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Régis Lima, enviaram vídeos que foram exibidos durante o evento. Também foram entregues moções a advogados e personalidades da área ambiental.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OABRJ no YouTube. Reveja quando quiser!

Abrir WhatsApp