28/03/2017 - 10:19 | última atualização em 28/03/2017 - 10:21

Policiais civis decidem manter greve no estado

jornal O Globo

Representantes da Polícia Civil se reuniram ontem pela manhã com o governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara para discutir os vencimentos atrasados dos servidores da área de segurança. No encontro, Pezão informou que a definição sobre a data de pagamento das gratificações e do 13º do ano passado depende da aprovação do Plano de Recuperação Fiscal pelo Congresso Nacional. À noite, o sindicato da categoria levou o assunto a uma assembleia no Club Municipal, na Tijuca, e a categoria decidir continuar em greve. A paralisação teve início em janeiro.

O governo do estado espera que o texto seja aprovado amanhã pela Câmara dos Deputados. Ainda não há data para a discussão do tema no Senado. Pezão destacou que o pagamento dos salários da categoria está em dia e afirmou que a segurança pública é prioridade em seu governo.

O chefe da Polícia Civil, delegado Carlos Augusto Leba, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, e o interino da pasta de Segurança, Roberto Alzir, participaram da reunião. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de janeiro. Márcio Garcia, avaliou o encontro como positivo:

"Foi um avanço no diálogo, visto que o próprio governador se comprometeu a priorizar o pagamento das dívidas com os policias civis a partir da aprovação do plano de recuperação fiscal".

O governador prometeu receber outra vez a comissão da Polícia Civil depois da avaliação do Plano de Recuperação Fiscal no Congresso, com o intuito de fazer um cronograma de pagamento dos vencimentos atrasados.