13/04/2015 - 11:40

PM desocupará prédio do Flamengo. OAB/RJ tenta reverter a situação

O Dia

A reintegração de posse do edifício Hilton Santos, na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, ocupado desde a última terça por famílias sem-teto, deve acontecer nesta terça, dia 14, segundo informações da Polícia Militar. Ontem, duas viaturas do 2º BPM (Botafogo) estavam estacionadas em frente ao prédio, mas o controle de entrada e saída era feito pelos próprios ocupantes.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, esteve no local com outros advogados e avalia que a ordem de reintegração de posse ainda pode ser revertida na Justiça antes da ação da PM. Segundo Chalreo, a Comissão está tentando encontrar tuna solução para o caso.

De acordo com a decisão do Tribunal de Justiça do Rio, além da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a reintegração de posse deve ser realizada com o apoio de agentes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Assistência Social. A ordem judicial foi expedida na última quinta-feira após pedidos do Flamengo, dono do prédio, e a REX, empresa de Eike Batista que arrendou o local por 25 anos para transformá-lo em hotel, mas não iniciou as obras.