14/03/2023 - 19:08 | última atualização em 15/03/2023 - 19:22

Plano de recuperação da OABRJ foi celebrado no Colégio de Tesoureiros

Medidas adotadas com sucesso no Rio de Janeiro despertaram interesse de outras seccionais

Felipe Benjamin

A OABRJ marcou presença no 14º Colégio de Diretores -Tesoureiros dos Conselhos Seccionais da OAB, realizado nesta terça-feira,dia 14,  em Belo Horizonte. De acordo com o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, o plano de recuperação adotado pela OABRJ em setembro de 2022 foi o destaque da participação da Seccional no evento e recebeu expressivos elogios do Conselho Federal e de outras seccionais espalhadas pelo país.

"O saldo do evento foi bastante positivo para a OABRJ", contou Marcello. "Tivemos a oportunidade de apresentar os resultados do plano de recuperação, dando ênfase à adesão de 13 mil colegas, e mostrando todos os detalhes que tornaram esse plano um grande sucesso. O diretor-tesoureiro do Conselho Federal, Leonardo Campos, elogiou bastante nossas medidas e vários tesoureiros de outras seccionais também se interessaram em implementar planos semelhantes".

De acordo com Marcello, as bem-sucedidas experiências realizadas pela Ordem no Rio de Janeiro também despertaram o interesse de outros estados.

"O Colégio de Tesoureiros trouxe algumas mudanças a respeito de certos procedimentos, numa tentativa de unificar as prestações de contas", contou o tesoureiro, que também comanda a Comissão de Prerrogativas da Seccional.

"Nesse sentido, a OABRJ já está bastante avançada e utiliza, há pelo menos dez anos, o sistema financeiro TOTVS, recomendado pelo Conselho Federal. Mostramos como a automação do sistema de pagamentos via getnet ajuda a OABRJ no seu dia a dia, proporcionando facilidade para os advogados e grande economia na emissão de boletos bancários. Muitas seccionais ainda não têm esse mesmo sistema de automação unificado e nós, inclusive, oferecemos nossa experiência e expertise para auxiliar na implantação em outros estados".

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, participou do evento e ressaltou a importância do aprimoramento do processo de prestação de contas na gestão de recursos da advocacia.

"Não há como se fazer gestão no âmbito do Sistema OAB se não tivermos condição de fazermos uma boa gestão financeira", afirmou Horn. "E, para isso, existe a necessidade da interlocução que temos hoje aqui, para a troca de experiências, principalmente seguindo as diretrizes que são dadas pelo Conselho Federal".