22/03/2021 - 12:57 | última atualização em 22/03/2021 - 12:59

Com pesar, OABRJ comunica falecimento de José da Fonseca Martins

Jornalismo da OABRJ

Com imenso pesar, a OABJ comunica o falecimento, neste domingo, dia 21, do advogado trabalhista José da Fonseca Martins, de 96 anos. Membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e com uma trajetória profissional reconhecida na área, Martins foi mais uma vítima da Covid-19.

Formado em 1950 pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), sua carreira foi fortemente marcada pela atuação em ações trabalhistas sindicais e em dissídios coletivos para entidades de classe, principalmente dos segmentos têxti, de agronegócio, celulose, bebida, vestuário e calçados, no município do Rio de Janeiro. O respeito dos parceiros de trabalho, porém, se dava também pela ética indubitável pela qual Martins era reconhecido.

Por sua bonita trajetória, foi homenageado em 2007 com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, oferecida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT1).

O advogado deixa quatro filhos, entre eles o desembargador e ex-presidente do TRT1 José da Fonseca Martins Júnior, além de nove netos.