23/06/2008 - 16:06

COMPARTILHE

PEC propõe leilão para pagamento de precatórios

PEC propõe leilão para pagamento de precatórios

 

 

Da Folha de S. Paulo

 

23/06/2008 - O Congresso Nacional discute uma emenda constitucional polêmica, que prevê a realização de leilões para o pagamento de precatórios. Pela proposta, ganha prioridade no recebimento da dívida os credores que aceitarem dar o maior deságio (desconto) ao poder público, como acontece quando vendem os precatórios no mercado financeiro.

 

O projeto foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e deve seguir para votação dentro de algumas semanas.

 

A emenda estabelece que os Estados devem destinar entre 0,6% e 2% de sua receita corrente líquida para o pagamento dos precatórios. Já para os municípios, o limite pode variar entre 0,6% e 1,5%.

 

A proposta prevê também que 50% do dinheiro disponível vá para os precatórios com deságio estabelecido em leilão. Outros 20% serão destinados para as dívidas mais antigas e os 30% restantes, para as de menor valor.

 

"Os Estados e municípios não têm dinheiro para pagar precatórios. A emenda organiza os pagamentos", afirma o relator do texto, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

 

Para o advogado Eduardo Gouvêa, presidente da Comissão de Precatórios da OAB-RJ, a emenda institui o "calote" e não tem segurança jurídica para ser aprovada pelo Congresso. "É confisco jogar o pagamento de quem não aceita o leilão para prazo indeterminado. Se a emenda for aprovada, com certeza vamos recorrer à Justiça", disse Gouvêa.

 

Abrir WhatsApp