10/01/2023 - 14:22 | última atualização em 10/01/2023 - 17:13

COMPARTILHE

Patrícia Cardoso toma posse como defensora pública-geral do estado para o biênio 2023/2024

É a primeira vez que uma mulher assume o cargo; vice-presidente da OABRJ participou da solenidade

Biah Santiago com informações da Defensoria Pública

Primeira mulher a ocupar o cargo de defensora pública-geral em 68 anos de história da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso - sucessora de Rodrigo Pacheco - tomou posse nesta terça-feira, dia 10, em solenidade realizada na sede administrativa da instituição, a qual estará à frente no biênio 2023/2024. A cerimônia contou com a participação da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que representou a Seccional na ocasião.  

Nomeada pelo governador Cláudio Castro em dezembro de 2022, Cardoso foi a primeira colocada em eleição interna feita em novembro do ano passado, com mais de 55% dos votos. A nova chefe institucional atua como defensora pública desde a década de 1990. Graduada em Direito pela Universidade Gama Filho, Patrícia é titular do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) desde 2011 e exerceu as funções de coordenadora e sub até 2020. Desde então, gerenciava a Coordenadoria Cível da Defensoria Pública, sendo responsável por toda assessoria institucional. 

Ao longo de sua gestão, Patrícia Cardoso objetiva continuar sua trajetória defensorial atenta às políticas atuais, tendo as pautas sociais e a defesa dos direitos das mulheres como principal foco das diretrizes de sua liderança. Em sua fala, a defensora destacou a criação da Secretaria Estadual da Mulher e sua futura colaboração com o órgão. 


“É de suma importância que saibamos que não se trata somente de levar uma representante do sexo feminino ao comando da instituição. Também se faz necessário que os debates a respeito do papel da mulher dentro dos sistemas de poder, predominantemente masculinos até hoje, sejam trazidos para o dia a dia de uma carreira majoritariamente feminina e que conta com a maior parte do seu quadro formado por mulheres. Cada minuto da minha gestão será voltado para a perspectiva de gênero”, disse Cardoso.



“Não se faz nada sozinho, e este é o meu lema. Temos perspectivas otimistas para o estado e nós, defensores, estaremos sempre unidos, no intento tão difícil da defesa da democracia e do povo brasileiro”.

Representando o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, Ana Tereza Basilio enfatizou o momento significativo para a classe jurídica, principalmente para as mulheres.

“Hoje foi um dia histórico na representação feminina na área jurídica. Pela primeira vez, uma mulher assume a Defensoria-Geral do estado”, ponderou Basilio.


“Foi uma grande conquista, e esperamos que cada vez fique mais frequente a presença de mulheres em cargos de poder. Patrícia é sensível, competente e fará uma excelente gestão. Faremos muitas parcerias entre a OABRJ e a Defensoria, em favor da advocacia e dos jurisdicionados”.

Abrir WhatsApp