11/08/2022 - 12:53 | última atualização em 13/08/2022 - 12:06

Passado e presente da OABRJ se encontram em vídeo comemorativo

Imagens de Sobral Pinto no projeto 'Memória OABRJ' se somam a discurso de Luciano Bandeira no Dia da Advocacia

Felipe Benjamin

Para este Dia da Advocacia, a OABRJ preparou um vídeo especial no qual o passado e o presente da instituição se encontram. Imagens de arquivo do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que dá nome ao edifício que abriga a sede da Seccional, foram combinadas com palavras do atual presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

A fala de Sobral, resgatada pelo projeto 'Memória OABRJ', do Centro de Documentação e Pesquisa da Ordem, foi captada durante a cerimônia de abertura da VII Conferência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1991, um mês antes de sua morte. Na ocasião, o jurista - que também dá nome à medalha concedida a advogados e advogadas que completam 50 anos de profissão - recebeu uma homenagem da advocacia fluminense.

Luciano aproveita a fala de Sobral para parabenizar a advocacia e reafirmar o compromisso da Ordem na busca por melhorias na estrutura de suporte profissional e na defesa do respeito às prerrogativas.

"Nossa obrigação, como Ordem dos Advogados, é estar ao lado de cada um de vocês, defendendo de forma intransigente as prerrogativas da advocacia, mas também garantindo as estruturas necessárias para acompanhar o avanço tecnológico. E ainda mais: garantindo o aperfeiçoamento técnico e profissional dos advogados e advogadas do nosso estado. Nós vamos continuar de mãos dadas, garantindo o que diz a Constituição, o Estado democrático de Direito e o Estatuto da Ordem. Viva a advocacia do Estado do Rio de Janeiro!", reforça o presidente da Seccional.

O processo de digitalização coordenado pelo Centro de Documentação e Pesquisa (CPD) da OABRJ recupera imagens, áudios e vídeos da História da Seccional. Em breve todo este material estará disponível ao público por meio de um programa no canal da Seccional no YouTube chamado "Memória da Advocacia Fluminense".