01/09/2023 - 17:36 | última atualização em 04/09/2023 - 19:01

Passado e futuro: entrega da Medalha Sobral Pinto e de carteiras a novos colegas preenche a Câmara Municipal de Volta Redonda

Biah Santiago

Advocacia: profissão que consiste em aconselhar pessoas sobre questões jurídicas e representá-las em juízo. Esta premissa rege o trabalho de centenas de advogados e advogadas em todo estado. Pois o passado e o futuro deste ofício se encontraram nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, quando a OABRJ rendeu homenagem aos decanos da classe com a Medalha Sobral Pinto, concedida a colegas que atingiram a marca dos 50 anos de atuação, e saudou os novatos da região com a entrega de carteiras da OAB.

Reafirmando o espírito de esperança e de liberdade da cidadania, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, afirmou que os advogados e advogados são a defesa “contra o arbitrio do Estado, a prisão ilegal, o abuso do poder econômico e outras formas contrárias à democracia”.

“É uma responsabilidade estarmos diante de baluartes e de futuros advogados e advogadas para ingressar nessa carreira tão importante, que é a advocacia. A Medalha Sobral Pinto é um gesto e dívida de gratidão da Seccional a esses homens e mulheres que construíram essa história profissional, que atravessaram esses 50 anos de luta diária da advocacia, um caminho nada fácil, com a reputação imaculada e aptos a receber a mais significativa comenda da Ordem. A nossa carreira é construída na ética e nos traz recompensas e a possibilidade de intervir na vida da sociedade e na Constituição deste país”.

Dirigindo-se aos recém-chegados à advocacia, Luciano saudou o amanhã na carreira fundamentada pela preservação da Justiça.

“Falar com os novos advogados é falar com o futuro da advocacia. Vocês levarão à frente a construção de uma sociedade mais justa e democrática que respeite as individualidades na construção de um espaço onde todas e todos sejam representados”, declarou o presidente da Seccional.

“A partir de agora, vocês adentram a mais relevante atividade profissional que existe. Os advogados e advogadas foram e são peça fundamental na edificação da sociedade ocidental e do nosso país. A classe é, em muitos momentos, a última esperança do cidadão e profissão capaz de transformar o curso da vida da sociedade. Hoje, vocês se tornam partes da Ordem dos Advogados do Brasil, na contínua construção de uma Ordem forte e unida. E firmo aqui o compromisso de seguir entregando sempre o melhor para a advocacia”.

A presidente da Subseção de Volta Redonda, Carolina Patitucci, reforçou o sentido da existência da advocacia: “honrar os de antes, para celebrar os de hoje”.

“Precisamos honrar aqueles que vieram antes de nós, e, se não fosse por eles, não estaríamos aqui. O Sobral Pinto nos serve como exemplo e foi um dos maiores juristas que este país já viu. Sinto gratidão em fazer parte desse momento de baluartes e novos membros da advocacia de Volta Redonda”, manifestou Patitucci.

“Só quem trilha o caminho desta profissão sabe o quanto abdicamos das nossas vidas privadas e de nossos locais de trabalho para nos dedicarmos em prol de uma causa maior: a advocacia e a Justiça. Hoje, inauguramos a sala da OAB na Justiça do Trabalho, e essas ações corroboram a importância da nossa profissão e da entrega aos jurisdicionados. Nesta gestão, nunca se viu tantos escritórios compartilhados e serviços dedicados à classe no estado, e tenham a certeza: em cada lugar, você verá a presença da Ordem”.

Representando a Ordem, compuseram a mesa da solenidade na Câmara Municipal o secretário-geral, Álvaro Quintão; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; o tesoureiro, Marcello Oliveira; o vice-presidente da Caarj, Luiz Carlos Varanda; a tesoureira da OAB/Volta Redonda, Edileia Izidio Campos; os presidentes de subseção: de Mangaratiba, Ilson de Carvalho; de Paraíba do Sul, Eduardo Langoni; de Vassouras, Rosania Figueira, todos representando os mandatários do Sul Fluminense; e o coordenador  do DAS no Sul Fluminense, Fabio dos Anjos.

Outros nomes foram a presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat), Cristina Targino; a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho do município, Monique da Silva Caldeira Kozlowski de Paula; e ex-presidentes da OAB/Volta Redonda, Rosa Maria Fonseca, Cesar Macedo e Alex Martins, e demais autoridades locais.

O juramento dos novos advogados e advogadas foi feito pela advogada novata Irene Christine de Oliveira Lacerda Dias Dantas.

A ex-presidente da OAB/Volta Redonda Rosa Maria Fonseca recebeu a Sobral Pinto em nome de Alda Fuzzati de Oliveira e também entregou a carteira da OAB à nova colega Amanda Souza Finotte.

A Medalha Sobral Pinto também foi entregue a Affonso José Soares, Antônio Cláudio Rodrigues Barbosa Vianna, Ari Cabral, Arleuse Salotto Alves, Delvair Ferreira Da Silva, Denercy Villela Eiras, Ettore Dalboni Da Cunha, José Elias Ollivier Grego Do Nascimento, José Nélio Pereira De Andrade, e In Memoriam, Everaldo Laert Pereira Allemand e Jonas De Carvalho.

Já os 21 novos advogados a ingressar nos quadros da Ordem foram Clara Cheid Arbex, Davi Elias Rodrigues de Souza, Diego de Souza Lima, Diego Magno Cabral, Dila Maria Barroso Furtado, Fabiano José de Carvalho Batista dos Santos, Fernanda Cristiane Bebiana da Costa Oliveira, Isadora de Oliveira Bogoni, Jonatas Willians Costa, Juarez Custodio de Carvalho, Luccas de Carvalho Silva, Natalia Melo da Silva Simão, Nelson Kruschewsky dos Santos Gonçalves, Rosiele Silva Cerqueira, Rosilene Aparecida Teixeira Gil, Samanta Valente Machado, Talita Gomes da Silva, Thaynara Vitória Guerra Soares, Vaviane Gomes de Assis Rodrigues; e a estagiária, Gabrielly Frauches Gama de Souza.