08/07/2020 - 14:00 | última atualização em 15/07/2020 - 12:22

Parceria da OABRJ com universidades de Portugal oferecerá aulas online

Jornalismo da OABRJ

O projeto de capacitação internacional promovido pela Comissão de Relações Institucionais da OABRJ em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal, está de cara nova. Por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, os cursos de extensão ganharam um novo formato e abrem, agora em julho, turmas para aulas online.  O projeto conta com o apoio da Caarj.

Outra novidade da comissão é a estreia da parceria com a Universidade Católica do Porto, também em Portugal, com o curso de especialização em 'Direito  Médico - A responsabilidade civil médica e hospitalar', com aulas a distância.

Ao todo, serão oito cursos neste novo formato, todos com inscrição até o dia 31 de julho. Os interessados devem encaminhar uma cópia do RG, CPF, currículo, diploma de graduação ou declaração que comprove estar cursando Direito para o email [email protected] . Veja a lista completa dos cursos, com a carga horária de cada um, abaixo.

Presidente da Comissão de Relações Institucionais, Marcus Vinicius Cordeiro comentou sobre esse novo modelo de qualificação:

“Em 2020, já tínhamos turmas programadas para aulas presenciais na Universidade de Coimbra, que, infelizmente, precisaram ser suspensas com o início da pandemia. Para não parar com o programa, tão bem aceito pela classe, nós  adaptamos o projeto ao modelo de aulas online, adotado por diversas instituições de ensino nesse contexto de isolamento social".

Cordeiro comemorou o interesse da Universidade de Coimbra em manter a parceria com a Ordem, o que é, segundo ele, ”um demonstrativo da seriedade desse convênio e de como a Seccional é vista pela instituição”. O presidente da comissão também comemorou o início da parceria com outra instituição de Portugal. "Estamos apostando na qualificação da advocacia e nos reinventando para continuar atendendo a esta demanda da classe. Expandir esse projeto me deixa muito satisfeito", disse.

Dentro da parceria com a Universidade de Coimbra, apenas o curso 'Direitos humanos e novas tecnologias' será feito na modalidade presencial. Por conta disso, ainda não há previsão para o  inicio dessa especialização.

As aulas a distância serão ministradas pela plataforma Zoom, com previsão de início em outubro. Mais informações sobre o projeto de capacitação internacional podem ser acessadas aqui

Veja a lista completa de cursos a distância:

1. Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Novas Tecnologias (29h)

2.  Curso de Especialização em Direito Civil – Empresarial  (29h)

3. Curso de Especialização em Direitos Humanos  (30h)

4.  Curso de Especialização em Direito Tributário Comparado   (29h)

5. Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária (30h)

6. Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos (90h)

7. Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho (90h)

8. Na Universidade Católica do Porto: I Cursos  de Especialização em Direito  Médico - A responsabilidade civil médica e hospitalar (20h)