06/09/2023 - 18:49 | última atualização em 08/09/2023 - 08:37

Em parceria, OABRJ e Corregedoria do TRF2 alinham trabalhos para atender demandas da advocacia

Biah Santiago

Representantes da OABRJ reuniram-se com a corregedora recém-empossada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Letícia de Santis Mello, na terça-feira, dia 5, para discutir demandas da advocacia e alinhar possíveis ações conjuntas de trabalho.

A comitiva da Seccional esteve representada pelo presidente e pela vice da Comissão de Justiça Federal, André Viz e Alessandra Lamha, também secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ, e pelo corregedor-geral, Paulo Victor Lima. Pela Justiça Federal fluminense, o juiz Dario Ribeiro Machado Junior também participou da reunião.

Segundo André Viz, questões pertinentes dos colegas que atuam na área federal foram apontadas no encontro. Ele também destacou a relação institucional entre as entidades, o que, segundo ele, serve para o “contínuo fortalecimento da advocacia”.

“Fomos ao TRF2 para visitar a nova corregedora do tribunal e apresentar o trabalho concebido pela Comissão da Justiça Federal na Ordem, em parceria com a Corregedoria da OABRJ, como os acompanhamentos das inspeções e correições”, declarou André.

“Também levamos à luz questões de dificuldades, por exemplo, que o TED da OABRJ tem enfrentado no encaminhamento das demandas de representação na Justiça Federal, como as denúncias contra advogados e advogadas. Na reunião ficou combinado que nós encaminharíamos à Corregedoria do TRF2 um roteiro explicando como os magistrados devem conduzir-se em face dos advogados. A ideia, naturalmente, é fortalecer ainda mais a parceria com o tribunal com as ações já desenvolvidas nas últimas gestões”.

Para o corregedor-geral da OABRJ, levar as solicitações mais pertinentes é importante para entregar uma Justiça eficiente à classe.

“O encontro foi bastante produtivo e serviu para estreitar os laços entre as corregedorias. Levamos pedidos da advocacia, no que tange às reclamações, e também ouvimos a magistratura sobre eventuais desvios éticos dos advogados”, disse Paulo Victor.