04/02/2016 - 11:59 | última atualização em 04/02/2016 - 12:18

COMPARTILHE

Paquetá: prefeitura e comissão da OAB/RJ divergem sobre charretes

jornal Extra

As tradicionais charretes da Ilha de Paquetá estão próximas de desaparecer, mas a prefeitura e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ têm planos diferentes para substituí-las.

A Secretaria Executiva de Coordenação do Governo pretende trocar os veículos por carrinhos semelhantes aos utilizados em campos de golfe. Já a comissão da OAB, que está em negociação direta com os charreteiros, aposta em carros elétricos. Diversas denúncias de maus tratos em relação aos cavalos utilizados no local foram realizadas nos últimos anos.
 
Reynaldo Velloso, presidente da comissão, se reuniu em dezembro com os 17 charreteiros, que assinaram um termo de intenção, aceitando substituir as charretes pelos veículos elétricos. Agora, ele está buscando parceiros que ajudem na compra dos carros e pretende se reunir novamente com os condutores para que eles opinem sobre o modelo.
 
"Eles não querem triciclo ou carro de golfe. É um carro com pouca durabilidade e pouco conforto", defende Velloso, acrescentando que os veículos não são adequados para o terreno da ilha, com ladeiras e trechos de terra.
 
O presidente da comissão diz estar aberto a uma parceria com a prefeitura, mas afirma que um acordo direto com a Associação de Charreteiros toma o processo mais rápido. Sua previsão é que, em três meses, as charretes já estejam substituídas.
 
A secretaria confirmou o projeto de usar carros de golfe, mas afirmou que não há prazo para implementá-lo.
Abrir WhatsApp